Primeiro dia de festa foi marcado por atrações regionais e nacionais do segmento gospel. O evento também contou com ações solidárias para ajudar os menos favorecidos.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e a primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, abriram nesta sexta-feira, 11, na Praça dos Girassóis, em Palmas, a primeira noite da programação festiva do 36º aniversário de criação do estado do Tocantins, comemorado no dia 5 de outubro, data da promulgação da Constituição de 1988, que criou o mais novo estado da federação. O evento foi organizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretária de Estado do Turismo (Setur). O primeiro dia de comemorações contou com shows de cantores do segmento gospel já conhecidos dos tocantinenses e outras atrações nacionais.
A programação deste ano foi adiada em virtude da realização das eleições municipais, que aconteceram no domingo, dia 6 de outubro. A estrutura foi montada na ala norte da Praça dos Girassóis, em frente ao Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, e atraiu milhares de famílias, que vieram celebrar a data e louvar a Deus.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, frisou que o governador Wanderlei Barbosa entende que comemorar a data é uma forma de manter viva a história do estado e celebrar as conquistas. “É um grande momento do estado. São 36 anos de prosperidade, um grande momento na economia, o funcionalismo muito bem respaldado pelo Governo, comércio satisfeito, então é importante comemorar com toda essa intensidade, organização e qualidade como estamos fazendo”, pontuou o secretário, lembrando que essa programação festiva já constitui uma tradição nos últimos anos. “O Tocantins já espera por essa data para curtir esses shows, que agradam todos os gêneros. É o terceiro ano que proporcionamos eventos desse tipo, tanto na capital quanto no interior, já constitui uma marca da gestão Wanderlei Barbosa”, acrescentou.
A animação desta sexta-feira , 11, começou com as apresentações de Tânia Castro, Moisés Di Carvalho e Kleide Valente, bastante conhecidos do público tocantinense. O momento mais esperado foram as atrações nacionais com Gabriel Guedes, Victin, Lucas Agostinho e o show do segmento gospel no estado, Bruna Karla.
Solidariedade
Além de celebrar o aniversário do estado mais novo da federação, a programação festiva também está marcada pela solidariedade. As milhares de pessoas presentes puderam doar 1 kg de alimento não perecível ou uma lata de leite integral em pó, para ter acesso aos shows dessa sexta-feira, 11. Toda a arrecadação dos dois dias de festa será destinada ao Projeto Tocantins Alimenta quem Precisa, idealizada pela primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Social, Karynne Sotero, voltada para instituições de assistência a idosos, crianças, povos indígenas, comunidades tradicionais, mulheres em situação de violência e comunidades carentes.

A primeira-dama Karynne Sotero reforça que a festa é mais que um momento de celebração dos 36 anos do estado, é ainda um ato de solidariedade para ajudar os menos favorecidos. “Incentivamos as pessoas a trazerem um quilo de alimento e a iniciativa está sendo um sucesso. Tivemos também o nosso camarote solidário, onde conseguimos transferir R$20 mil à Apae de Araguatins e de Cristalândia. Estamos felizes por comemorarmos os 36 anos do nosso Estado e podermos ajudar tantas famílias, muitas impactadas pelas queimadas, a exemplo das aldeias indígenas”, ressaltou a primeira-dama ao agradecer aos tocantinenses que se sensibilizaram com a iniciativa e contribuíram com a campanha solidária.
Para garantir a segurança dos presentes, a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) preparou um forte esquema de segurança com mais de 300 policiais, além de drones e monitoramento por câmeras da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). A operação está sendo coordenada pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) e apoiada pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), com execução do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM). O planejamento inclui a integração com outras forças de segurança, como Polícia Civil (PC), Polícia Penal, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), e do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran). Além dos policiais circulando em pontos estratégicos, o local conta com detectores de metais na entrada dos shows. A operação visa garantir a segurança do público e o bom andamento dos eventos para que tudo ocorra dentro da normalidade.