Governador Wanderlei Barbosa sanciona Semana do Hip-Hop no Tocantins

Comemoração foi incluída no calendário oficial do estado e será realizada entre os dias 6 e 12 de novembro anualmente.

 

 

 

Em um passo importante para a valorização do movimento cultural, o governador Wanderlei Barbosa sancionou a Semana do Hip-Hop no Tocantins no calendário oficial do estado do Tocantins, a ser realizada anualmente entre os dias 6 e 12 de novembro, em alusão ao Dia Mundial do Hip-Hop. O objetivo é que as autoridades estaduais fomentem a realização e divulgação de atividades culturais voltadas ao setor, como intervenções urbanas, oficinas, debates, palestras, grafitti, shows de rap, apresentação de DJ’s, beat boxslam e breaking e outras vertentes.

 

Para o desenvolvimento das ações, também ficou instituído que será criada uma comissão com membros da cultura Hip-Hop e de seus quatro elementos: grafite, break, MC e o DJ, junto com o poder público, além de garantir a participação feminina na semana estadual. A Lei nº 4.580 foi sancionada em 12 de novembro de 2024.

 

Para o secretário da Cultura do Tocantins Tião Pinheiro, o ato sancionado pelo governador Wanderlei Barbosa faz justiça e reforça a importância cultural do movimento hip-hop tocantinense que ganha potência e abre novas fronteiras entre as demais linguagens artísticas.

 

Para o produtor cultural e representante da Nação Hip Hop Brasil no Tocantins, Erval Benmuyal, as discussões acerca do tema vem do debate promovido pelo governo federal, que organizou um grupo de trabalho composto por representantes do movimento de todas as regiões do país para fomentar a arte e a cultura. “Políticas públicas como esta que cria a semana do hip-hop no Tocantins, bem como as outras propostas pelo movimento Hip-hop Tocantins, que tem avançado na sua formulação intersetorial, contribuem para o reconhecimento e valorização de uma cultura local, linguagem e segmento cultural, que se caracteriza por uma manifestação da juventude periférica brasileira”, disse.

 

Em 2023, a partir do Decreto Presidencial 11.784/2023, o hip-hop se tornou patrimônio cultural imaterial que apoia os cinco elementos fundamentais da cultura Hip-hop: DJ, rap, grafite, break e conhecimento. Para o rapper, produtor cultural e bboy desde 1993, Mano Wilson do Hip-Hop de Palmas, “a lei estadual não se limita a ser simbólica, pois não só valoriza a cultura, mas também gera oportunidades para a juventude, promovendo inclusão social, educacional e cultural. Com o apoio dessas leis, o Hip-hop tocantinense ganha mais visibilidade e potencial para crescer no cenário nacional”, finalizou.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Obra do Anel Viário do Parque Agroindustrial de Paraíso avança com 80% da terraplanagem concluídaInfraestrutura deve impulsionar logística e atrair novos empreendimentos para o Parque Agroindustrial e toda a região do Vale do Araguaia Guilherme Gandara/Governo do Tocantins O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, e o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, realizaram nesta sexta-feira, 13, uma vistoria técnica nas obras do Anel Viário do Parque Agroindustrial de Paraíso (PAIP). A construção, retomada em abril, é executada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com investimento de R$ 14,1 milhões. Durante a visita, os gestores acompanharam de perto o avanço da obra, que já tem 80% da etapa de terraplanagem concluída. A expectativa é de que os serviços sejam finalizados até o fim de 2025. “Estamos acompanhando de perto o andamento dessa importante obra, que vai impulsionar a infraestrutura logística e ampliar as possibilidades de atração de novos empreendimentos para o município e para todo o Vale do Araguaia. A construção do Anel Viário representa um passo estratégico para o desenvolvimento econômico da região”, destacou o secretário Carlos Humberto. O prefeito Celso Morais também reforçou a importância do projeto para o fortalecimento da economia local. “Essa obra é um divisor de águas para Paraíso. Estamos falando de um espaço que vai permitir a instalação de mais empresas, gerando emprego, renda e novas oportunidades para nossa população. Agradeço ao governador Wanderlei Barbosa e à Sics pela parceria e pelo compromisso com o desenvolvimento do nosso município”, afirmou. A obra do Anel Viário integra o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS) e tem como objetivo melhorar o tráfego de cargas pesadas, facilitar o acesso ao Parque Agroindustrial e estimular a chegada de novos negócios ao local. O projeto é supervisionado pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.