O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), realizou nesta terça-feira, 26, o encerramento da 2ª edição do projeto Conecta Jovem. Durante todo o mês de novembro, o programa criou espaços de discussões sobre políticas públicas para a juventude e atendeu um público de 800 jovens em diversos municípios tocantinenses. A solenidade, que contou com participações de estudantes, atletas e representantes do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), foi realizada no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
O secretário da Seju, Atos Gomes, parabenizou os participantes, destacando a importância do projeto e da secretaria, que vem valorizando o protagonismo juvenil, tal como a execução do Estatuto da Juventude. “Tenho muito orgulho de fazer parte deste governo que está transformando vidas. É a gestão da saúde, da educação, da infraestrutura, mas também dos esportes e da juventude. O governador Wanderlei Barbosa valoriza muito cada jovem e criou a pasta pensando nisso. O projeto Conecta Jovem leva informações essenciais sobre o Estatuto da Juventude, que é para toda juventude tocantinense”, afirma o secretário.
“O projeto mostrou ser uma iniciativa de grande sucesso. Primeiro, possibilitou que duas secretarias estreitassem laços, e, por meio dessa união, alcançamos diretamente mais de 800 jovens. Indiretamente, impactamos mais de 5 mil pessoas. Quando o Corpo de Bombeiros entra no ambiente educacional e compartilha um pouco da sua realidade, os jovens percebem como isso pode fazer diferença, transformando vidas”, explicou o coronel do Corpo de Bombeiros Cleber Sobrinho.
A programação de encerramento contou com apresentações de ginástica rítmica e mesa redonda sobre políticas públicas voltadas para empreendedorismo e empregabilidade para o público jovem, com os participantes Isac dos Santos Maciel, especialista em projeto na Renapsi Tocantins; Emerson Montenegro Lima, professor e analista técnico do Sebrae Tocantins; e Matheus Mota Paraná, do Programa Jovem Trabalho, que atua na Secretaria de Estado da Educação e estudante no Instituto Nacional de Desenvolvimento Socioeconômico (INDS). Na oportunidade, os jovens tiveram voz ativa, onde debateram e ampliaram os conhecimentos sobre empregabilidade.
A estudante Vitória Faustino, atualmente no 2º ano do ensino médio, na Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso, participou da cerimônia e das atividades do projeto, afirmando que o Conecta Jovem mudou a perspectiva de muitos estudantes, que agora têm voz ativa na esfera política. “Hoje em dia a gente consegue idealizar, porque antes a gente não tinha tanta voz no Estado e o projeto está dando voz para os estudantes, para os jovens. É muito importante para a gente começar a ingressar na nossa vida adulta já tendo voz na política e na sociedade”, comentou a estudante.