Governo do Tocantins inicia em agosto nova etapa de capacitações no projeto Mãos que Criam

Em apenas dois meses o Mãos que Criam já capacitou cerca de 120  pessoas.

 

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), realiza, em agosto, mais uma etapa de capacitações pelo projeto Mãos que Criam. Desta vez serão beneficiados os municípios de Colmeia, Sítio Novo e Peixe.

O Governo do Tocantins iniciou as capacitações no Projeto Mãos que Criam em junho de 2025. Na primeira etapa do projeto foram contemplados os municípios de Palmas e Esperantina.

“Em apenas dois meses o Mãos que Criam já capacitou aproximadamente 120 pessoas, ofertando, gratuitamente, cursos de panificação artesanal, cabeleireiro, designer de sobrancelhas e tranças e penteados, de forma que as pessoas em situação de vulnerabilidade social possam desenvolver um bom trabalho e ter um ganho extra com a profissão”, ressaltou a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos.

O projeto é executado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps) e Agência de Fomento.

Colmeia, Sítio Novo e Peixe

No município de Colméia a capacitação acontece entre os dias 11 e 15, com ofertas de cursos para cabeleireiro, designer de sobrancelhas e panificação.  Em  Sítio Novo as capacitações ocorrem na semana de 18 a 22, com os cursos de tranças e penteados, panificação, maquiagem e designer de sobrancelhas No município de Peixe, inicia dia 25 seguindo até o dia 29, com os cursos de tranças e penteados, cabeleireiro e designer de sobrancelhas.

O foco é na geração de trabalho e renda por meio da inclusão produtiva, cada curso possui uma carga horária de 40 horas, com turmas de até 15 alunos e aulas realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h.

A ação integra o programa de Inclusão Produtiva promovido pela Setas, voltado às famílias inscritas no Sistema Único de Assistência Social (Suas), Programa Bolsa Família (PBF), Cadastro Único (CadÚnico) e outros públicos em situação de vulnerabilidade.

Mãos que Criam

O projeto Mãos que Criam alia qualificação profissional e acesso ao crédito para promover oportunidades de geração de renda. A Setas é responsável pela oferta dos cursos e, conforme o Decreto nº 6.939/2025, os participantes com aproveitamento satisfatório poderão acessar até R$ 9 milhões em linhas de crédito, disponibilizadas pela Agência de Fomento, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Tocantins (FDESTO).

Rede Cuidar

O projeto integra a Rede Cuidar, estrutura coordenada pela Seps, que organiza e potencializa as ações sociais do Governo do Tocantins em diferentes frentes. A Rede atua de forma transversal e colaborativa, conectando programas voltados à proteção social, à geração de renda, ao fortalecimento de vínculos comunitários e à valorização de grupos vulneráveis.

Nesse contexto, o projeto Mãos que Criam representa uma das frentes voltadas ao estímulo do empreendedorismo feminino e da economia solidária, promovendo capacitação, autonomia financeira e valorização dos saberes populares, especialmente entre mulheres artesãs e costureiras.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.