Governo do Tocantins promove campanha de sensibilização sobre a primeira infância e combate ao trabalho infantil durante a temporada de praias

Iniciativa reforça a importância do cuidado, da proteção e do desenvolvimento saudável das crianças, com foco na prevenção da violação de direitos.

Durante a temporada de praias no Tocantins, o Governo do Estado transforma o lazer em oportunidade de conscientização, lançando uma ampla campanha de mobilização social voltada para a promoção da primeira infância, combate ao trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação busca sensibilizar a população sobre os cuidados essenciais com este público e reforçar a luta contra toda forma de exploração que comprometa o presente e o futuro das novas gerações.

A campanha acontece entre os dias 16 e 20 de julho, com ações nas cidades de Paranã, São Salvador, Peixe, Miracema e Lajeado, levando informação e mobilização para banhistas, famílias e comerciantes locais.

Integrando esforços com diversos órgãos, a campanha conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da mobilização “Neste verão, não desvie o olhar!”, que chama a atenção da sociedade para a necessidade de identificar, acolher e denunciar situações de violação de direitos, como o trabalho infantil e o abandono de crianças em espaços públicos.

Durante as ações nas praias mais movimentadas do Estado, equipes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e da Seciju, junto com o apoio de conselhos e entidades de proteção à infância promovem abordagens educativas, distribuindo materiais informativos e orientando banhistas e comerciantes sobre a importância de proteger as crianças.

Para a representante da Gerência do Trabalho Decente da Setas, Daiana Costa, o enfrentamento ao trabalho infantil precisa ser constante e coletivo. “A praia é um espaço de lazer, mas também pode esconder realidades duras, como a exploração do trabalho infantil. Por isso, nossa presença aqui é estratégica. Estamos dizendo à sociedade: não é normal, não é aceitável e não pode continuar. Toda criança tem o direito de viver a infância com dignidade e proteção”, destacou.

Já o gerente de Promoção dos Direitos da Primeira Infância, Vanilson Silva, ressalta a importância de aproveitar esses momentos de maior circulação para fortalecer o cuidado com os pequenos. “Os primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento de uma pessoa. Garantir que nossas crianças estejam seguras, bem cuidadas e livres de qualquer violação é um dever de todos. O que fazemos hoje pela Primeira Infância ecoa por toda a vida dessas crianças”, pontuou.

A Conselheira Tutelar Helenice Lopes, do município Peixe, também destacou o impacto da campanha no contexto local. “Em períodos de grande movimentação nas praias, como acontece em Peixe, é essencial reforçarmos o olhar atento para nossas crianças. A parceria entre Estado e Município fortalece esse trabalho de base, de orientação e prevenção. Precisamos garantir que nenhuma criança seja exposta a situações de risco ou trabalho. A infância precisa ser vivida com alegria, segurança e dignidade”, afirmou Helenice.

A campanha reforça que lugar de criança é na infância, com direito a afeto, cuidado, brincadeira e aprendizado – jamais em situação de trabalho. O trabalho infantil, ainda presente em contextos informais como o comércio nas praias, priva as crianças de direitos fundamentais e precisa ser enfrentado com firmeza e união.

A população também é chamada à responsabilidade: ao presenciar qualquer situação de violação, denuncie anonimamente no Conselho Tutelar ou pelo Disque 100. Sua voz pode salvar uma infância.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.