Na manhã desta segunda-feira, 05, servidores do Governo do Tocantins de diversas pastas deram início à participação do treinamento e consultoria em busca de fortalecer a atração de investimentos nacionais e internacionais no Estado. Promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o evento acontece durante toda esta semana no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), em Palmas, das 8h às 18h.
A promoção de investimentos internacionais é uma atividade intensiva e desafiadora que exige planificação detalhada, estratégia clara e estrutura específica. Este treinamento tem por finalidade munir os servidores do Governo do Tocantins com habilidades necessárias para desenvolver a função com sucesso, através da implementação de uma agência de atração de investimentos.
Sobre a participação no evento, o secretário executivo da Sics, Vinícius Pimenta disse ser importante ao destacar a relevância do Banco Interamericano de Desenvolvimento. “É de suma importância essa capacitação, tendo em vista o BID como uma entidade consagrada e que possui 48 países membros. Isso tornando o Banco extremamente credenciado”, pontuou Vinicius, que continuou: “o professor Javier Casademunt, que está conosco neste treinamento, é capacitado, renomado internacionalmente e, eu tenho certeza que, após esses dias, teremos grandes resultados”, pontuou.
Trabalho transversal
Para o palestrante Javier Casademunt, o alinhamento de todos os órgãos e pessoas envolvidas na área de atração de investimentos é essencial para consolidar uma metodologia positiva, pois, “é através do conhecimento de cada um deles, que nós conseguimos extrair as potencialidades do Estado do Tocantins e definir, em torno disso, a melhor estratégia”.
“O Banco Interamericano de Desenvolvimento é o único que faz e dinamiza uma série de conclusões com ferramentas contrastadas internacionalmente para definição estratégica e operacionalização dessa estratégia para conseguir, em primeiro lugar, o que fizemos agora pela manhã: definir os objetivos a serem alcançados”, pontuou Javier, que conclui dizendo: “depois dos objetivos definidos, o próximo passo é marcar ou criar a estratégia necessária para conseguir atendê-los.”
Benefícios ao Tocantins
Entre os benefícios trazidos ao Tocantins através deste treinamento, destacam-se o conhecimento estratégico e operacional, totalmente aplicável, para a estruturação de uma agência de atração de investimentos do Estado; a elaboração de cinco produtos para o fortalecimento desta agência; o acompanhamento do consultor para a capacitação da estrutura organizacional e humana necessária para a aceleração dos resultados; follow-up da implementação pós treinamento, com reuniões de mentoria para a consolidação da agência.
Tarcísio Cruz, diretor de Administração e Finanças da Sics, esteve presente no treinamento durante a manhã desta segunda e destacou a importância dos projetos de atração de investimentos. “A expectativa é grande no sentido do aprendizado com BID nesses dias, em poder contribuir com as melhorias dos processos e qualidade dos projetos relacionados ao desenvolvimento econômico e atração de investimentos, além das ações estratégicas da pasta”, finalizou.
Para José Roberto, um dos representantes da Fieto presentes no evento, a atração de investimento, para a Federação da Indústria, é algo que já se fala há muito tempo. “Nós temos interesse real no debate porque, infelizmente, o financiamento convencional não atende a nossa classe. O crédito para nós, que somos da indústria, ainda é muito difícil e trazer capital externo para o Tocantins é uma alternativa de financiamento”, refletiu. “Você irriga a economia com dinheiro e isso é fundamental porque nossas indústrias são todas de micro e pequeno porte”, finalizou.
Também estiveram presentes na abertura do treinamento o secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho; e o secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson.
Programação do Evento
O treinamento e consultoria seguem até o dia 09 de agosto, no prédio da Fieto. Nesses cinco dias serão discutidos a estratégia de promoção de investimentos para o Tocantins; Benchmarking da política pública de atração de investimentos; diagnóstico do ambiente para atração de investimentos no Estado; modelos de agências específicas para este fim; capacity building e contratações para a prestação dos serviços da Agência, entre outros temas.