Média semanal dos índices da umidade relativa do ar, temperatura, dos níveis dos rios e a previsão de risco de fogo consolidados pelo Cigma/Semarh indicam tendências de registros históricos no período de seca em todas as regiões do estado.
O governo do Tocantins publicou nesta sexta-feira, 11, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o 44º Boletim Clima e Fogo no Tocantins, com média semanal de índices do clima, nível dos rios e previsão de risco de fogo e avança com medidas do maior Plano de Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios no estado.
A média semanal observada da umidade relativa do ar, temperatura, níveis dos rios no período de 3 a 9 de julho e a previsão do risco de fogo entre os dias 10 e 13 de julho indicam a tendência de registros históricos no período de seca, em todas as regiões do Tocantins.
Com cálculos e análise consolidados pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma/Semarh) o boletim mostra que, no intervalo de 3 a 9 de julho deste ano, a média semanal observada da umidade relativa do ar no Tocantins registrou o valor máximo de 31,8% e o valor mínimo de 19,6%.
Neste mesmo intervalo aponta que, a temperatura média semanal observada registrou variação média, entre a máxima de 36,5°C e mínima de 28,2°C.E traz ainda, os níveis dos rios no período observado, tendo registrado nas estações do Rio Paranã (3,0 m), Rio Palma (2,8 m), Rio Santa Tereza (2,0 m), Rio Manuel Alves Grande (1,1 m), Rio Formoso (1,9m) e Rio Javaés (0,9 m).
“O novo boletim traz a média semanal dos índices do clima, níveis dos rios e a previsão de risco de fogo, que ressaltam a importância das medidas adotadas pelo governo do Tocantins, com o maior Plano de Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios da história do estado. O Cigma consolida estes dados e está pronto, operando o monitoramento de incêndio em todo o estado, tanto na área urbana como na rural e com identificação em tempo real. Além de contribuir com recursos para fortalecimento das equipes de combate, este ano a Semarh antecipou as ações preventivas de conscientização colocando em campo, nos municípios prioritários, o projeto Foco no Fogo”, destacou o secretário Marcello Lelis.
Segundo o Boletim, a previsão para o período entre 10 e 13 de julho deste ano, é de que o indicador de risco de fogo deve se manter na faixa de nível crítico, ou seja, vai indicar que as condições climáticas estarão favoráveis ao descontrole do fogo e à propagação de incêndios, em todas as regiões do estado.
Medidas do governo
Neste ano, além da antecipação da ação preventiva com o projeto Foco no Fogo, o governo do Tocantins lançou o maior Plano de Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios da história do estado, com mais de R$ 17 milhões em investimentos, capacitação de brigadistas e aquisição de veículos.
Com o Cigma implantou o monitoramento de qualquer incêndio, seja no campo ou na cidade, com identificação em tempo real. Com a fiscalização em campo e penalidades previstas na legislação, os crimes de queimadas serão punidos. O Tocantins se prepara para o período de combate, vai atuar em parceria com as prefeituras, passou a contar com pessoal treinado e com os equipamentos necessários.
Outra medida adotada pelo governo do Estado no início desta semana (7) foi a publicação da Portaria nº 155/2025, que vai suspender a partir de 20 de julho a 30 de outubro, a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada (AQC). Também foi iniciada nesta semana uma campanha intensiva de combate às queimadas no território tocantinense, que terá ampla divulgação em múltiplos canais de comunicação.
Boletim Clima e Fogo
O Boletim Clima e Fogo tem atualização semanal e traz cálculos consolidados pelo Cigma/Semarh, com dados da Semarh-TO, Enerpeixe, Semades e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em parceria com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) para a análise do nível dos rios; e do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para os demais parâmetros analisados.