Governo do Tocantins realiza ação de vigilância e prevenção da Influenza Aviária no Parque Estadual do Cantão

O Parque do Cantão é considerado rota e ponto de pouso de aves migratórias.

 

 

 

 

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), iniciou nessa segunda-feira, 2, e seguirá até sexta-feira, 6, uma ação de vigilância e prevenção da Influenza Aviária no Parque Estadual do Cantão.

 

 

Segundo o gerente de Sanidade Animal da Adapec, Sérgio Liocádio, o objetivo desta ação é intensificar a vigilância epidemiológica e prevenir possíveis focos da doença. “Esta semana realizaremos visitas às comunidades ribeirinhas orientando a população e distribuindo material educativo sobre a doença e as formas de prevenção e realizaremos também inspeções em áreas de concentração de aves silvestres migratórias,” destacou Sérgio Liocádio.

 

 

 

 

 

Mapeamento

A equipe técnica destes órgãos realizará o monitoramento de locais de pousos de aves silvestres que foram mapeados no ano passado. Vale ressaltar que o Tocantins é cortado por rotas de aves silvestres migratórias (rota Brasil Central) que passam ao longo dos Rios Araguaia e Tocantins. No Estado também estão catalogados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), dois sítios de descanso para aves migratórias, que são a Ilha do Bananal e o Parque do Cantão.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.