Repasse acontece com o trecho em perfeitas condições de trafegabilidade e segurança viária, beneficiando o tráfego urbano e o deslocamento da comunidade local.
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), assinou Termo de Cessão de Uso repassando para o município de Araguaína a gestão do trecho da rodovia estadual TO-222 e suas respectivas faixas de domínio, que se sobrepõe à Avenida Filadelfia.
A sobreposição acontece em um total de 5,3 km (pista dupla, perfazendo um total de 10,6 km) da rodovia estadual TO-222 no perímetro urbano.
O Termo de Cessão foi assinado pelo presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues e o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues Barros, na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, conforme a Lei nº 2007 de 17/12/2008, na sede da Ageto, em Palmas. Também assinou o documento como anuente, o promotor de Justiça Airton Amilcar M. Momo, da 12ª Promotoria de Justiça de Araguaína.
A cessão de uso visa transferir a responsabilidade pela gestão do trecho para o Município, que passará a ter autonomia para realizar obras de infraestrutura, sinalização e manutenção, visando melhorar o tráfego, a mobilidade urbana e a segurança viária nessa região da cidade. O trecho inicia-se no entroncamento da BR-153 e vai até a ponte sobre o Córrego Jacuba.
Condições do trecho
A Ageto está repassando o referido trecho em excelentes condições de trafegabilidade, com grande parte de sua extensão com asfalto de qualidade, em CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente, tipo de pavimento asfáltico que suporta tráfego intenso e variações climáticas, além de ser mais resistente ao desgaste e à deformação.
O Governo do Estado investiu em obras de reconstrução asfáltica e sinalização horizontal e vertical no referido trecho, no montante de R$ 6,5 milhões, entre 2022 e 2025.
Segundo o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues, o Governo do Estado entende que dentro do perímetro urbano o município tem mais autonomia para contribuir diretamente para o desenvolvimento da comunidade local, uma vez que o município poderá dar o tratamento correto ao segmento urbano, priorizando a operação do trânsito e as edificações da cidade.
“O Governo do Estado reconhece a relevância e o potencial dessa importante via para a mobilidade e destacamos que o município dentro do perímetro urbano reúne competência, experiência e destreza técnica para fazer investimentos e melhorias no trecho, adaptando-o às suas necessidades e características locais quando necessário, para a fluidez no tráfego”, declara Márcio Pinheiro Rodrigues.