Tal técnica permite o acesso aos órgãos através de pequenas cânulas, diminuindo o trauma cirúrgico.
O Hospital Geral de Palmas (HGP) recebeu, nesta semana, novas caixas de videolaparoscopia, para dar suporte nas videocirurgias pediátricas. A aquisição auxilia a tecnologia praticada na unidade, a qual leva bem-estar aos pequenos que necessitam passar por procedimento cirúrgico. Só em 2023, de janeiro até novembro, foram realizadas mais de 300 cirurgias pediátricas no hospital.
A videocirurgia é um método cirúrgico minimamente invasivo que permite o acesso aos órgãos através de pequenas cânulas, diminuindo o trauma cirúrgico. “Dentre as principais vantagens da videocirurgia que nós abordamos a cavidade abdominal e torácica estão como menos dor no pós-operatório, recuperação mais rápida do paciente, menor permanência hospitalar. Nos casos de crianças menores de 30 quilos este material vem fazer diferença, durante o procedimento cirúrgicos dos pequenos”, afirmou a cirurgiã pediátrica Maria Fernanda Coelho de Melo.
A profissional explica que “as principais cirurgias realizadas são apendicectomia que é a retirada do apêndice; colecistectomia, procedimento da retirada da vesícula e cirurgia de refluxo, renais, torácicas e outras”.
Um dos pacientes beneficiados foi o filho da Lidiene Monteiro, Enzo, de cinco anos. “Ele teve recuperação rápida, está seguindo as orientações da doutora, mas correu tudo bem com ele graça a deus, só tenho agradecer o atendimento ofertado pelos profissionais do HGP”, contou a mãe.
Referência
A Ala pediátrica do HGP é referência em saúde pública no Tocantins, realiza atendimento de crianças de até 11 anos e 11 meses e 29 dias, e conta com profissionais qualificados que oferecem cuidado e assistência humanizada. Dentre as especialidades oferecidas no local estão: ortopedia (doenças congênitas), neurologia, gastroenterologia, dermatologia, nefropediatria otorrinolaringologia, endocrinologia, infectopediatria cardiologia, reumatologia, hematologia, pneumologia, clínica gerais e cirúrgicas.