Equipe masculina vence Sergipe e conquista medalha de ouro na Série Cobre.
No quarto dia de competição, que ocorreu na terça-feira, 24, mais uma equipe tocantinense, que conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, subiu ao pódio dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Recife, Pernambuco. Com vitória de 2 sets a 0 contra Sergipe, o time masculino de voleibol conquistou a medalha de ouro na Série Cobre.
O capitão da equipe masculina, Calebe Moraes, da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, de Cariri do Tocantins, pontua que, mesmo com a trajetória difícil na competição, o resultado foi satisfatório. “É uma felicidade muito grande. É sempre muito emocionante participar dos jogos, ver as pessoas, receber a energia da quadra e estar com os parceiros”, comenta o jovem sobre a emoção de participar do campeonato.
Para o técnico do time, professor Johnny Mendes, essa conquista foi muito significativa para a equipe. “Vencer é sempre bom, mas eu acho que a batalha durante todo o processo faz com que essa vitória realmente tenha aquele gostinho muito especial”. O professor acrescenta que essa experiência fortalece o vínculo dos estudantes-atletas com o esporte, graças ao incentivo da educação no potencial desses jovens. “A gente tem que vincular o esporte com a educação. O que eu sempre quero que eles aprendam é que precisamos ter valores, princípios e educação, acima de tudo”.
Orgulhoso da conquista da equipe, o ponteiro Harife Asafe Oliveira destaca que vai voltar para casa com um grande aprendizado dessa edição. “É uma batalha enorme estar aqui, conseguir essa conquista. Vou levar muita experiência”. O estudante-atleta conclui que o esporte também é muito importante no desenvolvimento pessoal dos jovens. “O esporte sempre deixa a gente perto não só da quadra, mas também da educação”, completou.
Mais vitórias para o Tocantins
Ainda na terça-feira, 24, o time de voleibol feminino do Tocantins venceu Roraima, com 2 sets a 1. No handebol, a equipe feminina também levou a melhor contra a Bahia, fechando o placar com 14 a 9.