Pintora de 14 anos vai expor, em Paris, quadros inspirados nas paisagens do Tocantins.
Júlia D’Paula pinta há dez anos e vai expor os quadros na França em outubro deste ano. As obras buscam inspiração em pintores famosos como Van Gogh e Monet.
Júlia D’Paula tem apenas 14 anos e uma carreira artística consolidada — Foto: Foto: Rondinelli Ribeiro
Girassóis e ipês estão estão entre as paisagens que ilustram os quadros de Júlia D’Paula. A artista palmense de 14 anos é a criadora das obras que estão na exposição ‘Jardins do Tocantins’, na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultura de Palmas. As pinturas ainda vão levar as paisagens tocantinenses para o museu do Louvre, em Paris.
A jovem palmense começou a desenhar aos quatro, segundo ela, para matar o tédio enquanto esperava a mãe no trabalho. Aos seis começou um curso de pintura e não parou mais. Com o apoio da família ela já está na quarta exposição e quer ir ainda mais longe.
Em outubro deste ano, a artista vai expor no museu do Louvre, em Paris, um dos maiores espaços de arte do mundo. A oportunidade surgiu quando Júlia conheceu a curadora Luisandra Miguel. Após uma entrevista, surgiu o convite para expor no museu francês. “Eu espero poder chegar longe, fazer diversas exposições, mostrar o meu trabalho para as pessoas e espero poder levar a beleza da vida e do meu estado”, disse a artista.
‘Flores do Tocantins’ quadro pintado por Júlia D’Paula, de 14 anos — Foto: Rondinelli Ribeiro/Divulgação
Júlia conta que se inspira nos grandes artistas como Van Gogh e Monet e que tem um processo criativo um pouco diferente dos demais pintores.
“Pinto sem esboço ou testes de cores, tenho que trabalhar um pouco mais livre e desenhar aquilo que gosto e vivo”, explicou Julia.
Mostra em Palmas
Tião Pinheiro, jornalista e consumidor de arte há anos, faz a curadoria da exposição e analisa o trabalho de Júlia. “Eu defino do trabalho dela (Júlia d’Paula) como um trabalho em evolução, mas hoje já é possível ver um traço que é sua marca”, disse o jornalista.
A mostra Jardins do Tocantins, aberta em 11 de janeiro, tem 31 telas com releituras de pintores famosos e obras próprias da artista, que se inspira nas paisagens do Tocantins. O público pode conferir a exposição na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural de Palmas até o dia 3 de fevereiro.