Os interessados devem se candidatar até 18 de maio.
A iniciativa oferecerá mentoria on-line para projetos audiovisuais de curta-metragem ficcionais e/ou documentais. Dedicada aos aspirantes a roteiristas e produtores residentes no Tocantins, o objetivo é desenvolver a criatividade para conteúdos originais, fomentando a cultura local. Com foco na iniciação profissional, o laboratório busca proporcionar uma compreensão a respeito dos aspectos técnicos e criativos envolvidos na construção de um roteiro, bem como na produção executiva de seus projetos.
Para a diretora-geral do projeto, a roteirista e produtora Cláudia Roberta, a ideia é criar um ambiente de aprendizado e colaboração “que reflita a rica cultura tocantinense, enriquecendo o processo criativo e promovendo o desenvolvimento de curtas-metragens que contemplem uma variedade de perspectivas e experiências”, diz.
Conforme o regulamento, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas em dupla até o dia 18 de maio, contemplando todo estado do Tocantins, com foco em engajar os moradores do interior. Ao todo serão selecionados oito projetos que devem ser conduzidos pela dupla (roteirista e/ou produtor), embora ambos possam exercer estas funções. Serão distribuídas bolsas de estudo no valor de R$ 500,00 como forma de estimular o acesso, a participação e a qualidade das entregas propostas.
Com duas vagas reservadas para as comunidades quilombolas e indígenas, para garantir a representatividade e diversidade no projeto, o Lab Cerrado Criativo pretende desempenhar um papel significativo na formação da identidade cultural e fortalecer o sentimento de pertencimento entre os tocantinenses, incentivando também a participação de pessoas amadoras na produção audiovisual, uma vez que o laboratório se propõe a formar esses participantes, oferecendo uma imersão completa no processo de criação, desenvolvimento e produção de roteiros para curtas-metragens.
“O laboratório contribui para a construção de uma comunidade mais unida e culturalmente enriquecida. Além disso, o Lab Cerrado Criativo é justificado pela necessidade de fortalecer a indústria audiovisual local, capacitar novos talentos, promover a importância do curta-metragem, celebrar a diversidade cultural e criar impacto social e cultural na região”, finaliza Cláudia.
A empresa Cerrado Criativo tem sede em Porto Nacional (TO) e atua com Consultoria em Economia Criativa e Desenvolvimento e Produção em projetos Audiovisuais. Tem gestão da cineasta e produtora cultural Cláudia Roberta, responsável pela produção de projetos como a Semana do Audiovisual de Porto Nacional, o Curta-Metragem A Fórmula e o Roteiro “De Geração em Geração” vencedor da Região Centro Oeste do Concurso Cultural de Cinema Feminino e Instituto Dona de Si. Ainda em 2024, a empresa desenvolverá o longa-metragem comédia “O Julgamento de Arlete”.
Para mais informações, acesse as redes sociais do projeto, confira o regulamento e faça sua inscrição neste formulário.
Mentoras:
Cláudia Roberta
Kecia Ferreira
Coordenação Geral do LAB:
Samira Ramalho
Assessoria de Imprensa:
Cinthia Abreu
Redes Sociais:
Hyvanna Corrêa
Coordenação publicitária:
Rodrigo Paschoal