Ação social oferece atendimento oftalmológico gratuito e ajuda a prevenir problemas que podem afetar o aprendizado de crianças.
Enxergar bem é uma das primeiras e mais importantes etapas que contribuem para o aprendizado. No entanto, um levantamento do projeto social “Em Um Piscar de Olhos”, realizado com crianças e adolescentes de 6 meses a 15 anos, mostra que 19% apresentavam algum tipo de problema oftalmológico, e muitos ainda não utilizavam a correção adequada, o que pode afetar o desempenho escolar e até contribuir para o abandono dos estudos.
Problemas visuais em crianças costumam passar despercebidos, inclusive por quem os têm. Dificuldades para enxergar o quadro, dores de cabeça frequentes e falta de concentração são sinais sutis, mas capazes de comprometer o processo de aprendizagem. Pensando nisso, a My Leds, em parceria com oftalmologistas e óticas locais, desenvolve o projeto “Luz para os Olhos”, que busca promover a saúde visual e o desenvolvimento integral de estudantes das escolas municipais da capital.
A iniciativa oferece exames oftalmológicos e óculos de grau gratuitos a crianças entre 6 e 14 anos. Antes das consultas, os professores participam de uma capacitação sobre como identificar indícios de dificuldades visuais em sala de aula, ajudando a selecionar os alunos que mais precisam do atendimento. O projeto também reforça a importância dos cuidados com a visão, destacando a prevenção e o diagnóstico precoce.
Para o CEO da My Leds, Danilo Brentini, que tem retinose pigmentar, doença que causa perda gradual da visão, a ação tem um significado pessoal. “Conviver com esse problema visual me ensinou a valorizar ainda mais o privilégio que é enxergar. Levar essa ação para crianças, especialmente as mais carentes, é mais do que uma responsabilidade social: é uma forma de garantir que elas tenham as mesmas oportunidades de aprender e sonhar”, afirmou.
A visão pode afetar até 80% do aprendizado infantil, segundo especialistas no assunto. Garantir que cada criança enxergue bem é investir diretamente no futuro delas, dentro e fora da sala de aula. Empresas solidárias à causa e profissionais da área da oftalmologia podem se juntar à ação e ajudar a fazer a diferença na vida de muitas crianças. Para mais informações, basta entrar em contato pelo (63) 4101-2955.
























