Mercado de cortinas e persianas deve ultrapassar US$ 14 bilhões com foco em inovação e tecnologia

Em um cenário onde o design encontra a automação, no Tocantins consumidores buscam soluções inovadoras que transformam ambientes em espaços inteligentes, protegidos do sol e afetivos.

Cortinas que respondem à voz, regulam a luz conforme a hora do dia e ainda ajudam a manter a casa fresca e silenciosa. Parece ficção científica, mas já é realidade — e um dos principais motores de crescimento de um mercado que deve ultrapassar 14 bilhões de dólares até 2032. A projeção, divulgada pelo Data Bridge Market Research, reflete uma tendência cada vez mais clara: transformar o ato de abrir e fechar cortinas em uma experiência automatizada, funcional e sensorial.

Com o avanço das casas inteligentes e consumidores mais atentos ao conforto e à eficiência, soluções motorizadas, silenciosas e com controle remoto ou por assistente virtual vêm ganhando espaço em projetos residenciais e corporativos. Cortinas com proteção UV, isolamento acústico e integração digital passaram de item de luxo a peça estratégica no bem-estar cotidiano.

Em cidades como Palmas, onde o calor e a luminosidade intensa exigem mais cuidado na escolha dos materiais e soluções, a inovação em cortinas tem papel essencial. A decoradora Nathália Nogueira, especialista em ambientações que unem estética e propósito, vem apostando em tecnologia como aliada para criar experiências completas.

“Temos soluções que unem proteção UV, conforto térmico e isolamento acústico, sem abrir mão da elegância. As cortinas motorizadas à bateria, por exemplo, são uma revolução para ambientes com janelas grandes que não possuem ponto de energia. E mais: evitam custos com eletricistas, pintura e reparos. É tecnologia a favor do bem-estar”, explica Nathália.

Mas se engana quem pensa que esse tipo de automação está restrito a projetos luxuosos. Com planejamento e curadoria especializada, é possível encontrar alternativas que cabem no bolso e transformam o modo como a casa é vivida. “Criamos ambientes que não apenas decoram, mas que se conectam com o estilo de vida e as emoções do cliente. Cortinas podem contar histórias, traduzir sensações e mudar a energia de um lar”, completa.

A advogada Amanda Milhomem é uma das clientes que experimentou na prática os benefícios de investir em diferentes soluções. “Eu tenho a cortina acústica e a de tecido. A primeira me ajudou muito com problema relativo a barulho na Orla, reduziu de forma significativa e fez com que eu e meu esposo dormíssemos mil vezes melhor. Quanto à de tecido, todos que vão lá em casa elogiam, pois, além de ajudar com o sol, é muito bonita!”, relata.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.