Marcas que investem no bem-estar dos colaboradores têm mais chances de reter talentos e melhorar resultados.
Trabalhar em uma empresa que paga o salário em dia já foi, por muito tempo, a principal preocupação da maioria dos trabalhadores brasileiros, mas hoje isso não representa sequer o mínimo. De acordo com a pesquisa Guia Salarial – Tendências Candidatos e Empresas 2025, realizada pela consultoria Michael Page, 51,4% dos profissionais no Brasil estão insatisfeitos e em busca de um novo emprego.
Entre os fatores que mais pesam na decisão de mudar de trabalho estão remuneração, modelo de trabalho flexível, benefícios adicionais, como plano de saúde e previdência privada, além da cultura organizacional e das oportunidades de crescimento interno. Ignorar essas questões significa não apenas perder talentos, mas também comprometer o alcance de metas e impactar negativamente os resultados financeiros. Diante desse cenário, muitas empresas têm voltado suas atenções para o bem-estar dos colaboradores.
No Tocantins, um exemplo dessa tendência é a conquista do selo Great Place to Work (GPTW) pelo Grupo Nícia, franqueado O Boticário. A certificação, concedida anualmente, está entre as mais buscadas por organizações que desejam se destacar na valorização de suas equipes. Para conquistá-la, as empresas passam por uma avaliação conduzida pela instituição independente de mesmo nome, que analisa práticas de gestão, qualidade do ambiente de trabalho e iniciativas voltadas ao bem-estar e à humanização das relações internas.
Só no ano passado, mais de cinco mil empresas se inscreveram para disputar o selo. Para a gerente de Recursos Humanos do Grupo Nícia, Viviane Carvalho, essa conquista tem um valor ainda maior por refletir diretamente a percepção dos colaboradores. “A certificação é baseada em uma pesquisa de clima organizacional respondida pelos próprios funcionários. Saber que estamos construindo um ambiente onde as pessoas gostam de estar, se sentem respeitadas e motivadas, é extremamente importante para nós”, destacou.
Ainda segundo Viviane , a empresa tem investido em diversas ações para promover esse ambiente mais saudável e acolhedor. Entre elas, a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), o nivelamento salarial com base em valores praticados no mercado nacional, a construção de uma nova sede com espaços mais lúdicos e confortáveis, a ampliação de programas de capacitação e a implementação de canais permanentes para ouvir a equipe. “Tudo isso tem um custo, a gente sabe, mas o retorno que temos colhido vale muito a pena. Uma equipe bastante motivada reflete na experiência de compras do nosso consumidor final, ou seja, além de termos uma convivência mais agradável, investir nos colaboradores também afeta positivamente a percepção do público em relação à empresa, bem como o nosso faturamento”, comemorou.
GPTW
O selo Great Place to Work reconhece empresas nas quais os funcionários confiam na liderança, nos colegas de trabalho e se sentem satisfeitos com o ambiente e as condições para realizar suas atividades com qualidade.
A metodologia GPTW chegou ao Brasil em 1997, com a divulgação da primeira lista das Melhores Empresas Para Trabalhar. Atualmente, a pesquisa Trust Index é aplicada em 98 países, impactando cerca de 12 milhões de colaboradores por ano. Mais de 10 mil empresas participam do processo globalmente, mas, no Tocantins, poucas organizações conseguiram a certificação.
Sobre o Grupo Nícia
Com 40 anos de história, o Grupo Nícia é referência em gestão de marcas no Tocantins, atuando com excelência nos setores de beleza, saúde, cultura e serviços premium. Fundado em 1985, em Porto Nacional (TO), o grupo atua com marcas consolidadas como O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, OUI e Clínica DVI Radiologia, além de comandar negócios próprios com forte identidade, como a Prado Lavanderia e a AMAN Galeria de Arte. Com uma atuação pautada pela inovação, responsabilidade e compromisso com as pessoas, o Grupo Nícia tem como missão transformar vidas e gerar impacto positivo duradouro na sociedade.