Cerca de três mil pessoas, entre civis e militares, participaram do evento que trouxe como tema “Inclusão pelo esporte: orgulho e protagonismo”.
Como parte das comemorações dos 202 anos da Independência do Brasil, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realizou neste sábado, 7, o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro com o tema “Inclusão pelo esporte: orgulho e protagonismo”. O evento, que foi realizado na avenida LO-01, no entorno da Praça dos Girassóis, em Palmas, atraiu mais de dez mil espectadores.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reforçou a relevância da celebração para a educação e a cidadania. “É um momento de grande importância para todos nós, pois celebramos a nossa independência e também o valor da educação como pilar fundamental para a formação cidadã dos nossos estudantes”, destacou o governador.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância do tema escolhido para o evento. “É muito importante porque o esporte tem nos ajudado a transformar a nossa educação. Por exemplo, nossa gestão começou o Jets e Parajets com cerca de cinco mil estudantes participando em 2022, hoje nós já temos mais de 10 mil. Precisamos celebrar o esporte e a inclusão, porque isso tem movimentado a nossa comunidade escolar”, completou.
O protagonismo dos estudantes
O som das fanfarras das dez escolas estaduais conduziram os passos sincronizados dos mil estudantes que participaram do desfile. Entre eles, o estudante-atleta do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, Guilherme dos Santos Morais, de 16 anos, que desfilou com mais de 20 medalhas que conquistou em competições escolares.
A estudante Sofia Pereira, de 11 anos, do Colégio Estadual Liberdade, desfilou no 7 de Setembro pela primeira vez e para ela foi um momento de orgulho. “Sempre assisti ao desfile, mas hoje é a primeira vez que participo. Eu acho tudo muito bonito e me sinto feliz e orgulhosa por representar a minha escola e mostrar nossa apresentação para tanta gente”, disse a estudante.
População celebra a tradição
Além dos estudantes, os pelotões das forças de segurança do Estado do Tocantins e das Forças Armadas do Brasil também encantaram a população presente. Valéria Oliveira, que junto com seu esposo Douglas Oliveira, assiste ao desfile todos os anos, destacou a beleza e o significado do evento.
Assistindo ao desfile da capital pela primeira vez, Vania Morais, que mora na cidade de Paraíso do Tocantins, pontua que o evento faz parte da cultura brasileira. “É uma tradição que precisa ser preservada. Acho muito lindo e importante para a nossa cultura, porque é um evento que conta a nossa história”, completou.
Participações
Os mil estudantes que desfilaram fazem parte das escolas: Centro de Ensino Médio de Taquaralto, Escola Estadual Liberdade, Centro de Ensino Médio Santa Rita, Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I, Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis, Escola Estadual Novo Horizonte e Escola Estadual Cívico-Militar Vila União.