O arquiteto Walfredo Antunes, de 76 anos, morreu nesta sexta-feira (14) em Goiânia (GO). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital particular, onde fazia tratamento contra um câncer no pâncreas. Walfredo foi um dos responsáveis pelo planejamento arquitetônico de Palmas e pioneiro no Tocantins.
O talento de Walfredo Antunes está intensamente ligado à história da capital do Tocantins. Os traços e projetos do profissional o fizeram um dos responsáveis pelo planejamento urbanístico de Palmas, na qual deixou sua marca em formas únicas. O prefeito Eduardo Siqueira Campos decretou luto oficial de três dias em Palmas.
O arquiteto faleceu na manhã desta sexta-feira (14), por volta das 10h30, deixando duas filhas. Segundo a família, ele morreu em decorrência de uma insuficiência respiratória.
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde Walfredo atuou como professor durante 20 anos, publicou nota de pesar lamentando a morte do arquiteto e prestando solidariedade a familiares e amigos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/Q/8/tQQVAYS0W0b22VAGPT9A/walfredo.png)
Walfredo morava em Palmas, mas será velado e enterrado no cemitério Santana em Goiânia (GO) neste sábado (15), a partir das 13h.
Projetista de Palmas
Walfredo Antunes nasceu em 21 de março de 1948, em São Paulo (SP). Ele foi um dos arquitetos responsáveis pelo planejamento de Palmas, desde a escolha do local, até a organização das quadras e ruas. O projeto foi feito em parceria com Luís Fernando Cruvinel Teixeira, no início dos anos 1990.
Walfredo era graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás e mestre em Planejamento Regional e Urbano pela Escola de Economia da Universidade de Londres. Em 2019, o arquiteto foi escolhido para presidir o Instituto de Planejamento Urbano da capital (Ipup).