Em Paraíso, representantes de oito cidades participaram da primeira reunião ordinária do Fórum Permanente de Turismo da região em 2025.
O mapa do turismo brasileiro para o ano e o calendário de eventos dos oito municípios que compõem a região Serras e Lago estão entre os assuntos discutidos nesta quinta-feira, 27, durante a primeira reunião ordinária do Fórum Permanente de Turismo da referida região, em 2025. O encontro foi no Palácio da Cultura Cora Coralina, em Paraíso.
A presidente da Instância de Governança Regional (IGR) da Região Turística Serras e Lago, secretária de Turismo, Lazer e Cultura de Paraíso, Patrícia Nascimento, destacou que cada município apresentou o seu potencial turístico para que juntos possam contribuir de forma a valorizar e impulsionar o setor.
Lizana Bezerra, representante de Miracema e vice-presidente IGR falou da importância do programa. “O turismo no Tocantins vem avançando em grande porte, influenciando tanto na economia local de cada município como também em todo o Estado. É um programa muito importante porque une a vocação dos municípios e assim nos fortalecemos”.
“O objetivo é a gente trabalhar juntos para desenvolvermos o turismo do Tocantins. O segmento movimenta uma cadeia de mais de 50 instituições, como por exemplo bares, restaurantes, hotéis e o público em geral. Costumamos dizer que o turismo é uma indústria limpa, que traz benefícios para toda a comunidade local”, pontuou Ângela Dantas, diretora de Cultura e Turismo de Porto Nacional.
Para atender as diretrizes do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, o Tocantins foi dividido em sete regiões turísticas: Vale dos Grandes Rios, Bico do Papagaio, Serras Gerais, Encantos do Jalapão, Lagos e Praias do Cantão, Ilha do Bananal e Serras e Lago.
A região turística Serras e Lago é composta pelos municípios de Lajeado, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Tocantínia, Ipueiras e Brejinho de Nazaré.