Naturatins e MPTO monitoram níveis do Rio Formoso em Lagoa da Confusão

Ação ocorreu nas barragens elevatórias Canaã, Ilha Verde e Terra Negra.

 

 

Equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizaram, nesta segunda-feira, 1º, uma visita técnica às barragens elevatórias Canaã, Ilha Verde e Terra Negra, localizadas em Lagoa da Confusão. A ação teve como objetivo monitorar os níveis do Rio Formoso após o fim do período de irrigação da safra.

Com resultados positivos que refletem a eficácia do monitoramento contínuo e a gestão equilibrada dos recursos hídricos, o presidente do Naturatins, Cledson Lima, destacou a importância do trabalho integrado entre diversas instituições. “Hoje viemos verificar o nível do rio após o período de irrigação, chegando agora ao final da safra. E, de imediato, já podemos observar que, neste ano, o rio está com um nível satisfatório, acima do nível de atenção, uma situação confortável. Isso demonstra o comprometimento dos produtores rurais em obedecer aos limites outorgados, assim como o rigoroso acompanhamento realizado por órgãos ambientais e de justiça”, afirmou.

O promotor de Justiça Jorge Neto, que acompanhou a equipe e responde pela Promotoria Regional Ambiental, ressaltou o resultado positivo do trabalho realizado. “Hoje é o último dia de irrigação na bacia do Rio Formoso. Nós viemos acompanhar e, como esperávamos, encontramos o rio com um nível muito bom, fruto da ação conjunta do Ministério Público e dos órgãos do Estado nos últimos anos. Para mim, é gratificante ver de perto a importância da preservação dessa riqueza natural para o Tocantins”, destacou.

O gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos do Naturatins, Mateus Chagas, reforçou o papel do monitoramento técnico, especialmente em períodos de estiagem. “Passamos a acompanhar o rio de forma mais efetiva a partir de 2024, cruzando dados de volume outorgado com volume captado e garantindo o revezamento das captações. O Rio Formoso tem baixa disponibilidade hídrica nesta época do ano, mas alta demanda devido à irrigação. É fundamental que a água existente seja usada de forma equilibrada, atendendo às demandas sem comprometer o meio ambiente”, explicou.

Mateus Chagas avaliou que o trabalho de monitoramento tem apresentado resultados positivos, com os níveis do Rio Formoso mantendo-se dentro da normalidade e garantindo maior segurança hídrica, preservação ambiental e gestão equilibrada dos recursos da região.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.