Novas leis reforçam proteção aos consumidores tocantinenses contra fraudes e abusos de ligações de telemarketing

As Leis nº 4.680/2025 e nº 4.681/2025 reforçam o compromisso do Estado com a promoção de relações de consumo mais equilibradas, seguras e respeitosas.

 

 

 

O Governo do Estado do Tocantins sancionou duas novas legislações que representam importantes avanços na política de defesa do consumidor. As Leis nº 4.680/2025 e nº 4.681/2025 reforçam o compromisso do Estado com a promoção de relações de consumo mais equilibradas, seguras e respeitosas.

Para o superintendente do Procon Tocantins, Euclides Correia, as novas leis fortalecem o trabalho do órgão e colocam o consumidor em primeiro lugar.
“Essas medidas vão nos permitir agir com mais rapidez e eficiência. O Procon está aqui para garantir que o consumidor seja respeitado e tenha seus direitos preservados”, destacou.

A Lei nº 4.680/2025 proíbe, em todo o território estadual, a realização de chamadas telefônicas automatizadas, feitas por meio de robôs, com gravações que ofertam produtos ou serviços sem o consentimento prévio do consumidor. Tais ligações, consideradas invasivas e abusivas, deverão ser interrompidas. O descumprimento da legislação poderá acarretar sanções administrativas, inclusive aplicação de multa. A medida entrará em vigor no prazo de 180 dias, contados da data de sua publicação oficial.

Outra conquista relevante para os consumidores é a Lei nº 4.681/2025, que determina que bancos, instituições financeiras e seguradoras comuniquem imediatamente ao cliente a ocorrência de qualquer tentativa de fraude. A norma estabelece que, havendo suspeita de golpe, seja por meio de ligação telefônica, mensagem ou e-mail a instituição deverá proceder com o bloqueio da transação suspeita e alertar prontamente o consumidor. A proposta visa a prevenção de prejuízos financeiros, especialmente entre os públicos mais vulneráveis, como os idosos.

“Continuaremos atuando de forma rigorosa, agora com essas novas leis fortalece ainda mais o trabalho do órgão. Nosso objetivo é preservar os direitos do consumidor e combater condutas que coloquem em risco sua segurança e bem-estar”, destaca o diretor de fiscalização, Magno Silva.

O Procon Tocantins orienta os consumidores que se sentirem prejudicados ou identificarem práticas irregulares a formalizarem denúncia por meio dos canais oficiais de atendimento pelo Disque 151, WhatsApp Denúncia: (63) 99216-6840, site: www.to.gov.br/procon ou procurar o núcleo de atendimento mais perto.

 Importante

O Órgão disponibiliza em seu site oficial (www.to.gov.br/procon) o serviço de Bloqueio de Ligações de Telemarketing, permitindo que o consumidor realize o bloqueio de até 3 números para não receber esse tipo de contato. Com a nova lei, esse bloqueio ganha ainda mais força, pois amplia as restrições ao uso de ferramentas automatizadas para essas chamadas.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.