Núcleos de Identificação do Tocantins já realizaram mais de 10 mil atendimentos para nova Carteira de Identidade Nacional

A CIN estabelece o número do CPF como base para o registro geral do cidadão.

 

 

As equipes que atuam nos Núcleos de Identificação distribuídos por todo o Tocantins estão trabalhando a todo vapor para garantir um atendimento cada vez mais ágil e qualificado às pessoas que buscam a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Desde o dia 12 de janeiro já foram 10.179 atendimentos em todo o Estado, sendo 2.416 em Palmas, 1.799 na regional de Araguaína, 1.365 na regional de Araguatins e 1.243 na regional de Paraíso.

 

A nova carteira  é o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. Ela possui elementos fáceis para verificação de autenticidade e  QR Code, que poderá ser lido por celular, possibilitando a qualquer cidadão verificar, inclusive, se a carteira foi furtada ou extraviada. A CIN também é digital e está incluída no aplicativo GOV.BR.

 

O número do CPF passa a ser o número do registro nacional do brasileiro, o que significa que o cidadão continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado da Federação. A CIN também estabelece fácil identificação de pessoas com necessidades especiais.

 

“As carteiras de identidade antigas terão um prazo de 10 anos para serem trocadas e estamos com todo o planejamento sendo executado para que essa  troca ocorra de forma ágil, de acordo com a capacidade operacional de cada núcleo. Os atendimentos estão sendo um sucesso e estamos muito contentes com os resultados”, destacou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon.

 

A primeira via do documento em papel e digital é gratuita e ao buscar pelo serviço o cidadão deve apresentar originais e cópias de certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF. Orienta-se que o interessado se informe, no núcleo de sua cidade, se há necessidade de levar foto 3×4, já que algumas unidades já dispõe do serviço.

 

Agendamento

 

A SSP/TO reforça que para ter acesso ao documento, em Palmas, é necessário fazer o agendamento através do site da secretaria (https://iito.ssp.to.gov.br/servicos). O agendamento é semanal e acontece toda sexta-feira, a partir das 14 horas. Neste horário são liberadas novas vagas para o agendamento e posterior atendimento, já para a semana seguinte. Em Gurupi (3312-6248) e Araguaína (63 3414-8957) o agendamento pode ser feito por telefone. Lá, os Núcleos de Identificação ficam na sede do Pronto.

 

Nas demais cidades do Estado, o interessado pode se dirigir pessoalmente aos Núcleos de Identificação.

 

Dúvidas frequentes

 

Neste link (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identificacao-do-cidadao/perguntas-frequentes-sobre-a-cin) fornecido pelo Governo Federal o cidadão pode tirar dúvidas referentes à emissão da nova carteira.

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