O Papa Francisco continua lutando contra uma pneumonia dupla e, na noite deste último domingo (24), o Vaticano comunicou que o líder da Igreja Católica foi diagnosticado com insuficiência renal leve.
O diagnóstico veio após um período de internação devido a complicações respiratórias, incluindo uma bronquite que evoluiu para pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. A saúde do pontífice, de 88 anos, tem sido monitorada de perto por uma equipe médica dedicada.
Apesar do quadro crítico, o Vaticano assegura que a insuficiência renal está sob controle.
O estado de saúde do Santo Padre continua crítico. No entanto, desde ontem à noite ele não apresentou mais crises respiratórias. No entanto, alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial, leve, atualmente controlada. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum resultado exigem que o prognóstico permaneça reservado
Até o momento, o Papa, internado na Policlínica Gemelli, em Roma, não apresenta mais crises respiratórias, mas continua recebendo oxigenoterapia para auxiliar na respiração.
“O papa Francisco usou almofadas nasais esta manhã para a aplicação de oxigênio em altos fluxos. Outros exames clínicos estão em andamento. Para saber os resultados, aguardamos o boletim desta noite”, disse o Vatican News.
O prognóstico completo permanece reservado devido à complexidade do quadro clínico, mas há sinais de que ele está respondendo aos tratamentos. O Vaticano acrescenta que ele está “vigilante e bem orientado”.
A condição do Papa Francisco é considerada frágil, principalmente devido à idade avançada. O religioso consegue caminhar pequenas distâncias e continua a desempenhar algumas de suas funções administrativas, mesmo durante a internação.
O pontífice tem mantido uma rotina de trabalho adaptada, se levantando com frequência e realizando tarefas a partir de uma poltrona. Ele se mantém informado através da leitura de jornais e realiza algumas ligações telefônicas. Apesar de sua saúde debilitada, o Papa mantém um bom apetite e está comendo regularmente.
Recentemente, ele agradeceu publicamente pelas orações. Veja o que o Papa disse por escrita:
“De minha parte, continuo confiante a internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e ao profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”.