Ponte terá nas laterais passarelas metálicas para pedestres e ciclistas. Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) prevê que as obras iniciem ainda este ano.
A duplicação da ponte Governador Siqueira Campo, que liga Palmas a Luzimangues, prevê uma grande reestruturação para ampliar a capacidade de fluxo. O projeto está em fase de análise para liberação de empréstimo, mas os detalhes das mudanças foram divulgados pelo governo.
A previsão é de que o estado inicie a licitação da obra, com o recebimento de propostas, a partir de 23 de dezembro. Confira abaixo o que se sabe sobre a duplicação da ponte de Palmas.
O anúncio da duplicação foi feito em junho deste ano, durante a inauguração da nova ponte de Porto Nacional. No dia 19, o governador formalizou o processo e protocolou o pedido para contratação do empréstimo junto Assembleia Legislativa do Tocantins.
No dia 21de junho, o Estado apresentou uma carta-consulta ao Banco de Brasília, solicitando um empréstimo de R$ 250 milhões. O dinheiro será para duplicação da ponte Governador Siqueira Campos e do trecho da TO-080 até Paraíso do Tocantins.
Segundo a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), do valor total do empréstimo serão destinados R$ 98 milhões para a duplicação da ponte.
O aviso de licitação foi publicado e as empresas podem enviar propostas a partir do dia 23 de dezembro. A data de início das obras só será definida após o processo de licitação.
A duplicação será apenas da ponte?
O projeto prevê a duplicação do trecho da TO-080 até Paraíso do Tocantins, incluindo a ponte entre Palmas e Luzimagues. O trecho total tem pelo menos 50 km.
Segundo o Estado, as obras na região devem ampliar a atividade econômica no terminal de integração da Ferrovia Norte-Sul, localizado na região, e melhorar os acessos à capital.
A duplicação da ponte Governador José Wilson Siqueira Campos deve sair primeiro. O restante do trecho será duplicado “em um outro momento”, segundo o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro.
Quais serão as mudanças na estrutura ponte?
A via de travessia sobre o lago de Palmas é composta pela ponte principal (ponte Governador Siqueira Campo), com 1.042 metros de extensão, duas pontes menores chamadas de vazantes e por grandes trechos de aterro. Ao todo, são 8,10 quilômetros de extensão.
Todas as estruturas precisarão passar por obras e adaptações para a duplicação do trecho. O projeto prevê uma reestruturação do aterro com a retirada do alambrado para pedestres.
“O aterro ele suporta as quatro pistas e também o pedestre e o ciclista. As vazantes, as ‘pontinhas’ menores, também suportam, só não cabe a ponte maior, a Ponte Siqueira Campos”, disse o presidente da Ageto, explicando que as pontes menores, que estão na mesma altura do aterro, terão espaço para todas as vias.
No caso da ponte principal, as passarelas para pedestres e ciclistas serão feitas de estruturas metálicas e fixadas nas laterais.
Como ficará o trânsito durante as obras?
Durante as obras a ponte pode funcionar em sistema pare e siga. As alterações no trânsito, com relação a trechos interditados e horários, devem ser informadas pela Ageto após o início das obras.