Fiscalização foi realizada na via que dá acesso ao Aeroporto de Palmas; além das autuações, 11 veículos foram removidos.
Na madrugada da última quarta-feira, 30, foi realizada em Palmas a Operação Clandestinos, que tem o objetivo de combater o transporte clandestino de passageiros na Capital. A ação realizada pela Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), teve início às 22 horas da quinta-feira, 29, e seguiu até as 3h15 da manhã da quarta-feira. Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e Polícia Militar (PM) deram apoio à operação.
A fiscalização, feita nas proximidades do Aeroporto de Palmas, flagrou 11 veículos que estavam transportando passageiros sem autorização ou possuíam atraso documental. Durante toda a operação foram abordados um total de 158 veículos.O balanço, segundo a Semob, foi de 38 motoristas autuados e 11 veículos removidos.
Os infratores tiveram que preencher um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), documento utilizado pela PM para registrar infrações de menor potencial ofensivo. A operação contou com o apoio de uma viatura da PM, com quatro policiais; duas viaturas da GMP Metropolitana, com seis agentes; e outras duas viaturas, além de uma van da Semob, com dez servidores.
Houve repercussão positiva da ação de fiscalização por parte de alguns condutores que foram abordados, que avaliaram como necessária a ação de combate aos clandestinos. O motorista autônomo Osvaldo Evangelista afirma que essas operações são vitais para garantir a seguridade dele e de outros condutores. “De noite já vi ocorrer várias manobras arriscadas, com motoristas alcoolizados. Então eu acho que uma blitz como essa é fundamental para nossa segurança”, disse.