Distribuição de panfletos e diálogo com a comunidade marcaram a iniciativa.
Durante os tradicionais Festejos de Nossa Senhora da Abadia, realizados em Taguatinga, no sudeste do Tocantins, a Polícia Civil marcou presença com uma importante ação de conscientização sobre a violência contra a mulher. A iniciativa integra a Operação Shamar, mobilização nacional voltada ao enfrentamento da violência de gênero.
No dia 14 de agosto, policiais civis da 103ª Delegacia de Taguatinga estiveram no local promovendo a distribuição de panfletos informativos e dialogando com os participantes da festa religiosa. O objetivo foi sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de violência que afetam mulheres, além de divulgar os canais de denúncia e os serviços de apoio disponíveis no estado.
O delegado titular da 103ª DP de Taguatinga, Lucas Rodrigues, destacou a relevância da ação para o fortalecimento da rede de proteção. “Estar presente em eventos comunitários como este é fundamental para aproximar a Polícia Civil da população. Mais do que distribuir panfletos, buscamos criar um espaço de diálogo, onde homens e mulheres possam compreender que a violência não pode ser tolerada e que toda denúncia é essencial para salvar vidas”, ressaltou.
A Secretaria da Segurança Pública reforça que denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas de forma anônima pelo número 180 ou diretamente nas delegacias especializadas.
Operação Shamar
A Operação Shamar 2025 é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública, e tem como foco ações integradas de prevenção, conscientização e repressão à violência contra a mulher em todo o Estado.