Perícia Criminal e Polícia Civil realizam reprodução simulada de acidente de trânsito que resultou na morte de idoso na região Sul de Palmas

O exame foi realizado por peritos do Núcleo Especializado em Crimes de Trânsito e vai auxiliar na descoberta das causas do acidente fatal.

 

 

 

 

Com o objetivo de elucidar as causas que levaram a ocorrência de um acidente de trânsito que vitimou fatalmente o idoso Áureo Alves Pulga, de 74 anos, no final da tarde desta quarta-feira, 22, a Perícia Criminal e a Polícia Civil realizaram a reprodução do acidente, ocorrido no dia 12 de maio de 2024.

A reprodução simulada dos fatos foi realizada pelos peritos oficiais criminais, Joel Oliveira Barbosa e Arcyleu Martins Brito Júnior, do Núcleo Especializado em Crimes de Trânsito, do Instituto de Criminalística, da Polícia Científica, órgão ligado à Secretaria da Segurança Pública e teve como objetivo esclarecer algumas dúvidas que ainda restam sobre a dinâmica do acidente.

A ação foi coordenada pelo delegado-chefe da Delegacia Especializada de Repressão a crimes de Trânsito, Márcio Girotto Vilela, e contou com a participação da equipe da Unidade Especializada, além de apoio da Polícia Militar, por meio do 6ª Batalhão e equipes da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, que isolaram o local a fim de garantir a segurança da ação.

A reprodução ocorreu em um trecho da Avenida Santa Rita, no Jardim Aureny II, onde o acidente aconteceu por volta das 5h de 12 de maio de 2024. Na ocasião, uma camionete, Ford Ranger, atingiu a bicicleta em que estava o idoso Áureo, que mesmo socorrido por uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito poucas horas após os fatos.

Na ocasião, o condutor do veículo prestou os primeiros socorros e se apresentou espontaneamente à Central de Atendimento da Polícia Civil, onde prestou esclarecimento. Logo que foi informada sobre os fatos, a DRCT instaurou inquérito a fim de apurar as causas do acidente.

Na oportunidade, o homem que conduzia a caminhonete envolvida no acidente esteve presente no local, e acompanhou a reprodução simulada, onde deu sua versão dos fatos. Um homem que teria testemunhado o acidente, também compareceu e participou da reprodução.

No decorrer dos trabalhos periciais, os dois peritos puderam fazer novas medições, bem como analisar os fatos já investigados, com o relato testemunhal e a versão do condutor envolvido.

O perito Arcyleu Júnior ressalta que a reprodução simulada dos fatos, realizada hoje é de suma importância, pois pode esclarecer pontos conflitantes que ainda restam na investigação. “Com o trabalho pericial efetuado hoje, podemos verificar se as versões apresentadas pelo condutor do veículo envolvido no sinistro, e testemunhas, convergem entre si e, se de fato, retratam com fidelidade, como os fatos ocorreram, ou se apresentam discrepâncias”, pontuou.

Na mesma linha, o perito Joel Oliveira reforça a importância do exame pericial no sentido de auxiliar na conclusão do inquérito policial. “Reproduzimos do ponto de vista pericial todas as nuances que envolveram o acidente, do ponto de vista testemunhal e, por meio de técnicas periciais. Desse modo, a reprodução simulada dos fatos ocorridos, ajudará a autoridade policial na resolução desse caso”, frisou.

O delegado Márcio Girotto destaca que a realização da reprodução simulada tem o objetivo de contribuir para o encerramento das investigações, trazendo fatos novos, que, porventura, ainda não tenham sido observados durante a investigação.

 “O trabalho pericial realizado aqui hoje, se reveste de grande relevância, pois nos ajudará na conclusão de nosso procedimento investigativo, sanando dúvidas, comprovando, ou apontando divergências entre as versões apresentadas e o que está sendo investigado. Desse modo, tão logo fique pronto, o laudo será anexado ao inquérito, servindo como elemento de prova, que se juntarão a outras evidências, coletadas durante o período investigativo”, frisou.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.