A ação foi desenvolvida em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal e Estadual e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e teve como foco fiscalizar Lojas de Conveniência e Distribuidoras de Bebidas, verificando o cumprimento das normas sanitárias e consumeristas.
Com o compromisso de garantir a segurança e a qualidade dos produtos comercializados à população tocantinense, o Procon Tocantins coordenou, no dia 23 de outubro, a operação “De Olho no Copo – Dia D”, realizada simultaneamente em nove municípios do Estado: Palmas, Gurupi, Dianópolis, Porto Nacional, Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaína, Araguatins e Tocantinópolis.
A ação foi desenvolvida em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal e Estadual e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e teve como foco fiscalizar Lojas de Conveniência e Distribuidoras de Bebidas, verificando o cumprimento das normas sanitárias e consumeristas.
Durante as fiscalizações, as equipes do Procon Tocantins identificaram diversas irregularidades, especialmente a comercialização de produtos com prazo de validade vencido. Como resultado, mais de 800 produtos foram apreendidos, em Araguaína: 394 produtos, Colinas do Tocantins: 179 produtos, Dianópolis: 121 produtos, Palmas: 70 produtos e Tocantinópolis: 36 produtos
Ao todo, 72 empresas foram fiscalizadas e 15 Autos de Infração foram lavrados pelo Procon Tocantins por descumprimento da legislação de defesa do consumidor.
O superintendente do Procon Tocantins, Matheus H. S. Martins, enfatiza que a operação reafirma o compromisso do órgão em proteger o consumidor e promover um mercado mais seguro e responsável.

A operação “De Olho no Copo – Dia D” integra o calendário de ações preventivas e fiscalizatórias do Procon Tocantins, que visam fortalecer a política de defesa do consumidor e assegurar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“O Procon está atento e presente em todas as regiões do Estado. Além da fiscalização, trabalhamos para conscientizar comerciantes e consumidores sobre a importância de seguir as normas de segurança e de verificar sempre o prazo de validade dos produtos antes da compra”, destaca o diretor de fiscalização, Magno Silva. , Magno Silva.
A diretora de Vigilância Sanitária da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (DVS/SVS/SES-TO), Amanda Feitosa, também ressalta a relevância da operação para a proteção da saúde pública.
“Essa ação tem caráter preventivo, voltado a proteger a população contra riscos à saúde. As instituições atuam de forma integrada e proativa na fiscalização do comércio de bebidas alcoólicas, com o objetivo de impedir a circulação de produtos irregulares e garantir a segurança do consumidor”, afirma a gestora.
O Procon Tocantins reforça que o consumidor pode registrar denúncias pelo Disque 151 e WhatsApp: (63) 99216-6840.
























