Programa Mais Pecuária Brasil disponibiliza a inseminação em 600 animais por ano.
Produtores interessados na inseminação artificial do rebanho podem ter ajuda gratuita em Araguaína, no norte do estado. O programa Mais Pecuária Brasil está sendo ofertado para pequenos pecuaristas e além do sêmen de touros registrado, os beneficiados também terão suporte técnico em todo o processo.
O programa é uma parceria da Prefeitura de Araguaína com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). O objetivo da iniciativa é fortalecer a pecuária de corte e leiteira na região.
Conforme explicou o município, para a inseminação artificial, as vacas recebem hormônios estimuladores do cio e a introdução do Dispositivo Intrauterino (DIU). Após essa etapa de estimulação, é introduzido o sêmen de touro selecionado. Um médico veterinário acompanha o procedimento, que não tem nenhum custo para os pecuaristas.
Com a seleção de materiais de qualidade, a biotecnologia, segundo o município, aumenta a produção de arrobas por hectare, o tamanho da carcaça, a fertilidade, eficiência alimentar e resistência a doenças. O resultado é a maior produção com menor custo.
O programa Mais Pecuária Brasil disponibiliza a inseminação em 600 animais por ano. Para que os pequenos pecuaristas consigam a inseminação, é preciso se realizar um cadastro no Departamento Municipal de Agricultura, localizado na Rua 25 de Dezembro, com os seguintes documentos:
1. Comprovante de residência,
Identidade;
2. Ficha sanitária da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) com vacinação da brucelose e febre aftosa.
Para tirar dúvidas sobre o programa e cadastro, o produtor pode entrar em contato com o Município por meio do telefone (63) 99951-4083.