Campus da Universidade de Gurupi (Unirg) em Colinas foi cedido para receber a escola até o fim deste ano letivo.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, se reuniu com a comunidade escolar do Colégio Militar do Estado do Tocantins João XXIII, em Colinas, para anunciar medidas que serão viabilizadas após o incidente ocorrido na unidade. A agenda contou com reunião com a equipe da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Colinas, visita ao prédio que vai receber temporariamente a escola, encontro com os servidores e reunião com os pais e responsáveis pelos estudantes.
O titular da Secretaria de Estado da Educação está em Colinas desde a sexta-feira, 22, prestando todo o apoio necessário aos estudantes, professores e familiares impactados pelo desabamento do telhado do Colégio Militar do Estado do Tocantins João XXIII
Durante a reunião com os pais, foi anunciado que as aulas do Colégio João XXIII serão transferidas para o prédio que abrigará a Universidade de Gurupi (Unirg) em Colinas a partir do próximo ano. O espaço foi cedido ao Estado para receber a escola até o fim deste ano letivo, enquanto a reforma do telhado da unidade é realizada de forma concentrada. “Encontramos um prédio adequado, já visitamos e garantimos a transferência. Assim, os estudantes terão condições seguras e adequadas para continuar seus estudos”, explicou Fábio Vaz.
A equipe da Educação Básica da Seduc permanecerá em Colinas para acompanhar a organização da mudança durante a próxima semana e assegurar que os alunos não tenham prejuízos pedagógicos.
Apoio socioemocional
Outro ponto de destaque anunciado foi a atuação das equipes multiprofissionais para dar suporte socioemocional a estudantes, professores e familiares. A partir deste sábado, psicólogos estarão de plantão na SRE para atendimentos individuais e em grupo. Os atendimentos ocorrerão durante o fim de semana e se estenderão enquanto houver necessidade tanto da comunidade escolar quanto dos familiares.
Obras na unidade
O Colégio João XXIII já estava em processo de reforma. Os banheiros foram revitalizados, a quadra poliesportiva concluída e uma nova rede elétrica exclusiva para ar-condicionado estava em instalação. O telhado, por demandar intervenção mais complexa, estava previsto para ser reformado de forma parcial e concomitante às aulas. Com o ocorrido, a obra será executada integralmente, em menor espaço de tempo, garantindo segurança e modernização da estrutura.
Investimentos na Educação
Desde 2021, o Governo do Tocantins já entregou 270 obras educacionais em todas as regiões do Estado. A meta é reformar as mais de 500 escolas da rede até o final da gestão, com investimentos em climatização, internet de qualidade, laboratórios e espaços pedagógicos modernos. O programa Obra Toda Semana, executado dentro do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), tem acelerado esse processo, com ordens de serviço sendo assinadas semanalmente e novas escolas inauguradas.