Além de oficinas e rodas de conversas, são ofertados atendimentos psicológicos online e presenciais aos servidores da Pasta.
Setembro é um mês propício para tratar de um assunto pertinente e necessário para todos: a saúde mental. Com foco em abordar o tema de forma a atrair a atenção e o autocuidado dos servidores da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), o Centro de Valorização à Saúde e Segurança do Servidor (CVS), está realizando uma séride de ações, em busca de prevenir e diagnosticar possíveis alterações emocionais e psicológicas.
Desde o início do mês o setor vem realizando atividades com atendimentos online individuais, que têm como tema “Escute, acolha, ajude!”, além da Oficina de Saúde Mental em alusão ao Setembro Amarelo. De acordo com o coordenador do CVS, Adriano Pereira, as oficinas oferecem ferramentas e estratégias para os servidores lidarem com o estresse no trabalho, prevenindo o esgotamento profissional. “Nesse mês estamos realizando nossas ações decentralizadas de forma virtual e presencial, que visam oferecer atendimento ao maior número de servidores possíveis”, explicou.
Cronograma
Ao longo do mês já foram executadas oficinas no Centro de Internação Provisória de Palmas (Ceip), Unidades Penais masculinas de Augustinópolis, Araguatins, e Tocantinópolis, e, Unidade Penal Feminina de Ananás. Também ocorrerão ações na sede da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional; Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas; Centro de Internação Provisória Feminino de Palmas; Procon de Palmas; Unidade Penal Feminina de Palmas (UPFP) e Unidade Penal de Miracema.
O coordenador reforçou que as ações são oportunidades de levar aos servidores abertura quanto à necessidade de cuidar da saúde mental. “O CVS tem trabalhado de forma sistemática para melhorar a qualidade de vida dos servidores, por meio de nossas ações, pontuais e contínuas, oficinas de saúde mentais ofertadas aos servidores vinculados à Pasta, que têm sido essenciais para promover o bem-estar emocional e psicológico na execução de suas atividades laborais e em suas relações interpessoais”, disse.
Entre as iniciativas em destaque, estão o “Programa de Prevenção ao Suicídio”, a oficina de saúde mental “Prevenção diária, Saúde em dia”, que tem como benefícios à prevenção do estresse e esgotamento, promoção de um ambiente de trabalho saudável, aumento da produtividade e eficiência, fortalecimento da empatia e comunicação e principalmente a valorização do servidor.
Auxílio
Além de servidores administrativos da Pasta, as ações englobam auxílio e prevenção para policiais penais e agentes socioeducativos, que tem recebido a devida atenção para a manutenção da saúde mental. O chefe de plantão do Ceip de Palmas, Pedro Carmo, relatou que a ação provoca uma atenção especial do servidor quanto ao autocuidado. “Gostamos muito da ação realizada pela equipe do CVS, isso soma à nossa realidade, pois acredito que a saúde do servidor tem relevância. É fundamental que estejamos bem para realizar o trabalho com eficiência. Agradecemos pelo amparo ofertado a toda a nossa equipe”, destacou o servidor.