Servidores do Naturatins recebem treinamento para uso de drones em ações de mapeamento das comunidades Torrãozeiras do Cantão

Ministrada por instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO), o treinamento visa aprimorar o uso da tecnologia em ações de campo.

 

 

 

Com o objetivo de aprimorar o uso da tecnologia em ações de campo, servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participam, até sexta-feira, 4, da primeira etapa do treinamento de instrução de pilotagem de Drones – Aeronave Remotamente Pilotada (RPA). Ministrada por instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO), a capacitação teve início na segunda-feira, 30, no Parque Estadual do Cantão, situado no município de Caseara.

 

A programação envolve aulas teóricas e práticas, com foco na utilização das RPAs para facilitar o trabalho de mapeamento das áreas ocupadas pelos torrãozeiros da região. A ação consiste na aplicação de formulários de caracterização e já avança para a segunda etapa, que prevê visitas técnicas aos torrões.

 

A guarda-parque, Marina Morenna, destacou a relevância da capacitação para os servidores. “Esse treinamento facilitará e trará mais precisão para que possamos, de fato, mapear toda a área ocupada pelos torrãozeiros e concluir com excelência os dados que serão entregues ao final da segunda etapa da missão Jaguatirica”, afirmou.

 

O curso é ministrado pelo major Marcos Humberto Renovato Dourado e pelo subtenente Felipe Alves Bittencourt, que também apresentaram aos participantes técnicas de fotografia aérea com drones, garantindo imagens de alta definição para subsidiar relatórios e levantamentos técnicos.

 

Participam da formação servidores do Parque Estadual do Cantão, Gerência de Desenvolvimento Socioeconômico, Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão e da equipe de Licenciamento Ambiental do Naturatins.

 

 

 

 

 

Sobre os torrãozeiros

Os torrãozeiros são famílias que habitam em pequenas parcelas de terra chamadas torrões, dentro do Parque Estadual do Cantão (PEC). Eles vivem em áreas remotas e fazem uso dessas terras para atividades de subsistência, como agricultura familiar, sempre respeitando os limites específicos previstos em acordos
Essas famílias são os únicos autorizados a permanecer nesses lotes dentro da UC, e as propriedades só podem ser transmitidas entre os próprios torrãozeiros, de pais para filhos ou dentro da comunidade.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.