Uso de drones amplia alcance do trabalho em campo realizado pelas equipes do Instituto que atuam nas Unidades de Conservação estaduais.
Até esta sexta-feira, 15, servidores do Parque Estadual do Cantão (PEC), Parque Estadual do Lajeado (PEL), Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas e da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP) do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participam de treinamento especializado em operação de drones para mapeamento aéreo. O curso é ministrado pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Tocantins) e ocorre no Colégio Estadual Trajano de Almeida e no Centro de Visitação do PEC, em Caseara, com aulas nos períodos da manhã (das 8h às 12h) e da tarde (das 14h às 18h).
O objetivo é capacitar os técnicos do Instituto no uso de drones como ferramenta de monitoramento, análise e gestão. O treinamento aborda desde a operação básica do equipamento até técnicas avançadas de mapeamento e interpretação de imagens aéreas, aplicadas tanto à conservação de áreas protegidas quanto ao apoio em levantamentos ambientais e fiscalização.
Para a inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Aline Vilarinho, o uso de drones permite ampliar o alcance do trabalho de campo, gerar dados mais precisos e reduzir o tempo e os custos das operações. “Além disso, a tecnologia auxilia na detecção de desmatamentos, incêndios florestais e outras ocorrências que impactam diretamente o meio ambiente”, pontuou a servidora.
A expectativa é que, ao término do curso, os servidores estejam aptos a operar os drones de forma autônoma e segura, aplicar conhecimentos em projetos e operações de monitoramento que abrangem desde a observação de fauna e flora até o mapeamento de áreas de difícil acesso, e, ainda, o monitoramento do fogo, e áreas de Manejo Integrado do Fogo (MIF), o que fortalece a gestão das Unidades de Conservação sob gestão do Instituto.