O Instituto Nacional de Meteorologia declara perigo entre os dias 03 e 05 de outubro.
Com objetivo de garantir que a população tome cuidados, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) divulgou o aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sobre a baixa umidade relativa do ar de 03 a 05 de outubro. A previsão do tempo para sábado, 05, evidencia o clima quente e exige atenção, como por exemplo, em Palmas, para onde é estimado 39°C, Almas 41°C, Dianópolis 39°C, São Salvador 41°C, e Natividade 41°C.
O aviso do Inmet aponta riscos à saúde no período, sendo apontado grande perigo no dia 04 de outubro, devido à umidade relativa do ar estar abaixo de 12% na data. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa no ar para o organismo humano é entre 40% e 70%.
“O tempo seco apresenta risco ao organismo de todos os seres vivos por provocar ressecamento das mucosas nasais, tornando a pessoa mais vulnerável a crises de asma, infecções virais e bacterianas, e outros riscos à saúde. Para o meio ambiente, há perigo de ocorrência danosa como o incêndio florestal. por isso é muito importante o nosso alerta”, afirmou o técnico de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Populações Expostas aos Desastres Naturais e/ou Tecnológicos (Vigidesastres/SES-TO), Everton Ribeiro.
Instruções
É recomendável beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, utilizar hidratante para pele, umidificar o ambiente, evitar bebidas diuréticas (café e álcool). Evitar fazer atividades físicas nesse período, porque são nocivas no tempo seco. É possível obter maiores informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).