Talismã decreta situação de emergência por causa da seca

Mais de 700 pessoas tiveram prejuízos na cidade. Animais estão morrendo por falta de pastagem.

A Prefeitura de Talismã publicou um decreto determinando situação de emergência por causa da seca que tem afetado a produção de agricultores e fazendeiros. Animais também morreram sem ter pastagem para comer e água.

Por causa da seca, o município de Jaú do Tocantins também decretou situação de emergência na cidade, na sexta-feira (21).

Conforme o decreto de Talismã, assinado pelo prefeito Diogo Borges de Araújo Costa (DEM), as equipes da cidade identificaram que 95% das áreas plantadas e 45% das áreas de pastagens foram prejudicadas pela seca. Além disso, aproximadamente 750 pessoas, entre proprietários, arrendatários, operadores, diaristas, vaqueiros e caseiros, estão entre os prejudicados.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Talismã João Carlos Lopes, os rios, córregos e represas da região estão com níveis extremamente baixos. Em certos locais que ainda possui água, os animais não bebem porque estar com lodo.

“Tem reservatório totalmente seco, tem rios totalmente seco, temos um córrego totalmente seco. O rio Canabrava, que é uma referência para nós, em algum lugar ele está totalmente seco. Então não serve para alimentação de nada. Alguns animais selvagens ainda bebem dessa água. Mas para uso pecuário e agrícola ele já não serve”, afirmou o coordenador.

Durante o período que o decreto estiver em vigor, a prefeitura está autorizada a convocar voluntários para reforçar as ações e realizar campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para ajudar os afetados e realizar a desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares que estejam em áreas de risco e outras determinações.

O decreto tem validade de 180 dias, contados a partir desta terça-feira (26).

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.