Tempo seco aumenta riscos à saúde respiratória e reforça cuidados com a prevenção

Crianças, idosos e pessoas com comorbidades fazem parte do grupo mais suscetível.

O período mais seco do ano no Tocantins traz um alerta para a saúde respiratória. A baixa umidade, o calor intenso e a maior concentração de poluentes no ar favorecem o agravamento de doenças respiratórias crônicas e aumentam a vulnerabilidade a infecções causadas por vírus e bactérias.

Segundo a médica infectologista pediátrica Sylvia Freire, do Sabin Diagnóstico e Saúde, as infecções virais mais prevalentes nessa temporada no Brasil são causadas por influenza, vírus sincicial respiratório, rinovírus e COVID-19. “Infecções bacterianas, como as causadas pelo Streptococcus pneumoniae, também são mais frequentes, pois muitas vezes ocorrem como complicação das infecções virais. Além disso, doenças alérgicas como rinite, sinusite e asma tendem a se agravar diante da piora da qualidade do ar”, explica.

A médica alerta que o tempo seco compromete as defesas naturais das vias respiratórias e facilita a entrada de agentes infecciosos. “O ressecamento das mucosas e a concentração de poluentes no ar favorecem infecções, especialmente em pessoas com doenças respiratórias crônicas, que se tornam mais suscetíveis”, afirma.

Entre os sintomas que merecem atenção estão tosse persistente, coriza, febre e dificuldade para respirar. “Coriza, espirros, tosse e aumento da secreção em vias aéreas são frequentes e quando associados a febre ou falta de ar, é preciso buscar orientação médica”, orienta Sylvia.

Cuidados

Manter a vacinação em dia e buscar atendimento médico ao perceber os sintomas são atitudes fundamentais para reduzir riscos nesta fase do ano. “A prevenção é sempre o melhor caminho. No Sabin, nosso compromisso é disponibilizar soluções confiáveis em diagnóstico e imunização, com qualidade, segurança e acolhimento em cada etapa do atendimento”, afirma a biomédica Nayara Borba, gestora do Sabin no Tocantins.

Entre as medidas preventivas, estão disponíveis vacinas que ajudam a evitar complicações respiratórias, como as pneumocócicas dos tipos 15, 20 e 23; a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), indicada para gestantes e idosos; e as vacinas contra a gripe (influenza). As aplicações são realizadas exclusivamente na Unidade Matriz, em Palmas.

Para apoio ao diagnóstico, podem ser realizados testes rápidos para influenza A e B, H1N1 e antígenos de SARS-CoV-2, além de exames moleculares (PCR) para COVID-19, influenza e VSR. Também são ofertados painéis respiratórios com coleta por swab ou saliva, que permitem a detecção simultânea de diversos vírus e bactérias. As opções incluem painéis ampliados e a versão rápida (FilmArray), além de sorologias para COVID-19. Os exames contribuem para uma identificação precisa dos agentes infecciosos e auxiliam o médico na definição do tratamento mais adequado.

Sabin no Tocantins

No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 15 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Guaraí e Colinas do Tocantins. A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental. Além disso, o Sabin atua no mercado com a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.