Tocantins Mais Verde: Governo do Tocantins reforça combate aos incêndios florestais com a contratação de brigadistas em nove municípios

Brigadistas foram distribuídos em Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Colinas, Guaraí, Araguaína e Araguatins.

Começa nesta segunda-feira, 1° de julho, a operação Tocantins Mais Verde, lançada pelo Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual, com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A operação consiste no  trabalho dos 80 brigadistas  florestais estaduais contratados para atuar no combate às queimadas ilegais e incêndios florestais  em nove municípios.  Em Palmas, os brigadistas foram recepcionados no 1° Batalhão de Bombeiros Militar (1° BBM) , marcando o início do trabalho que será dividido entre a Capital e a região de Taquaruçu.

“Hoje estamos aqui fazendo o lançamento do Tocantins Mais Verde, nessa grande parceria entre Corpo de Bombeiros, Semarh e Defesa Civil Estadual, efetivando os nossos brigadistas que estão contratados para que possam proteger o meio ambiente e consequentemente a população, isso demonstra que o Governo do Tocantins tem sido muito proativo, já que as estruturas e as ações começam antes do problema”, ressaltou o  coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO.

Ao todo, 80 brigadistas foram formados e contratados temporariamente de forma voluntária, ou seja, cada um vai receber conforme os dias em que forem para o expediente na Unidade Operacional, cumprindo escalas de trabalho. Para Palmas, são 26 brigadistas, com 16 para atender a 2ª Companhia, em Taquaralto e o Distrito de Taquaruçu. Araguaína terá 08, Gurupi 08, Paraíso 06, Porto Nacional 06, Colinas 06, Araguatins 06, Dianópolis 08 e Guaraí 06.

“Os brigadistas ficarão  nas Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros para compor a equipe que sai para atender ocorrências de queimadas florestais durante todo o período de estiagem que se estende até 31 de outubro”, explicou o comandante do 1° BBM, Alex Matos Fernandes.

“A operação Tocantins Mais Verde seria a parte que cabe ao Corpo  de Bombeiros no plano de ação que o Comitê do Fogo instituiu para o combate a incêndio florestal esse ano, ou seja, lá no plano de ação disponível na página da defesa estadual tem ação de prevenção, de mitigação, de preparação, mas também tem ação de resposta. Então, para responder aos incêndios florestais é necessário reforçar a capacidade do Corpo de Bombeiros de atender essas ocorrências.

A contratação dos brigadistas ocorre por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que está repassando o total de R$1,08 milhão ao CBMTO. Representando o secretário Marcello Lelis, a secretária-executiva do Meio Ambiente e Recurso Hídricos da Semarh, Mônica Avelino, destacou a importância do trabalho dos brigadistas. “Vocês são fundamentais para a preservação do nosso meio ambiente, do Cerrado, para que possamos evitar problemas graves como está acontecendo na Região do Pantanal“, alertou.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.