Iniciativas promovidas pela VLI têm o objetivo de melhorar a segurança na interação com a ferrovia.
No mês dedicado a campanhas de conscientização para que o trânsito se torne cada vez mais seguro, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais– intensifica suas iniciativas para promover uma convivência mais harmoniosa entre pedestres, veículos e ferrovias.
Com o objetivo de promover a segurança e evitar acidentes, além de conscientizar a população sobre a importância do Maio Amarelo, os municípios de Colinas do Tocantins, Miracema e Porto Nacional receberam ações voltadas para a segurança ferroviária. Em Colinas, no dia 16/05, a equipe do Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA) apresentou regras de segurança no trânsito para motoristas que frequentam o terminal, durante um evento do Maio Amarelo em uma empresa de transportes.
Em Miracema, as atividades ocorreram durante o 8º Desafio Miracema de Mountain Bike, realizado no domingo, 26/05, com a participação de 138 atletas. Durante o evento, o trecho ferroviário foi bloqueado temporariamente e foram realizadas atividades educativas sobre trânsito ferroviário, com a participação de 300 pessoas. Em Porto Nacional, nesta terça-feira, 28/05, as ações foram concentradas no Terminal Integrador de Porto Nacional (TIPN), onde caminhoneiros que chegaram para descarregar foram conscientizados. Durante a abordagem, foram reforçados os cuidados na direção e distribuídos materiais informativos, “cheirinhos” e lixeiras para os veículos.
Segundo o analista de Relacionamento Institucional e Comunidade da VLI, Fernando Ferreira, as ações realizadas pela equipe VLI no Tocantins durante a campanha de conscientização do Maio Amarelo são essenciais para reduzir riscos de acidentes. “Essas ações permitem que as pessoas entendam a importância de comportamentos simples, como respeitar a sinalização e tomar precauções ao cruzar a linha férrea para garantir sua própria segurança e a dos outros”, explica.
Dicas para agir com segurança ao interagir com a linha ferroviária:
• Motoristas, ciclistas e pedestres não devem atravessar em locais não sinalizados. Travessia segura é pelas passagens em nível (PN), ou seja, cruzamentos sinalizados;
• Antes de atravessar a ferrovia: pare, olhe e escute! Urgente é a vida.
• Não estacione sobre os trilhos ou perto da linha férrea;
• Não suba nos vagões ou locomotivas e não passe por baixo dos vagões. O trem pode movimentar a qualquer momento;
• Atenção! Bicicleta também é veículo e o desrespeito à sinalização pode gerar multa e outras penalidades, além de expor o ciclista ao risco de acidentes;
• Fotografar em ferrovia mais que a multa, pode custar a sua vida. Não se arrisque!
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.