Unitins é referência no Ensino a Distância e celebra o êxito do Projeto TO Graduado

Os três cursos do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado) e o recredenciamento EaD receberam conceito 5 do Ministério da Educação, validando a qualidade acadêmica e o compromisso da Universidade com o desenvolvimento do estado.

 

 

 

 

Ao longo de seus 35 anos de história, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) já proporcionou o acesso ao diploma de ensino superior para mais de 92 mil pessoas, formando profissionais qualificados para atuar em diversas áreas em todo o país. Durante esse percurso, a Unitins se destacou pela oferta de cursos na modalidade a distância, ampliando as oportunidades de formação especialmente para aqueles que não podiam deixar suas cidades de origem para estudar em outros locais, tornando realidade o sonho da graduação para milhares de brasileiros.

A Unitins sempre demonstrou grande potencial na oferta de ensino a distância, e retomou essa vocação em 2023 com a implantação do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado), desta vez com foco no desenvolvimento regional. Atualmente, o TO Graduado está presente em 15 municípios do Tocantins, com mais de 2 mil alunos matriculados em três cursos estratégicos para o estado: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Tecnologia em Gestão Pública.

Em 2025, a Universidade Estadual do Tocantins celebrou 35 anos de história e voltou a ser referência na Educação a Distância ao conquistar quatro conceitos máximos (nota 5) em processos de avaliação do Ministério da Educação (MEC). A Unitins obteve conceito 5 no recredenciamento institucional para a modalidade de EaD e no reconhecimento dos três cursos ofertados por meio do TO Graduado certificando a qualidade de seu ensino em todo o estado do Tocantins.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou a importância da conquista para o fortalecimento da educação superior pública no estado. “A Unitins é motivo de orgulho para todos nós tocantinenses. O conceito máximo concedido pelo MEC ao recredenciamento do EaD e aos cursos do TO Graduado comprova o compromisso da Universidade com a qualidade e com a inclusão. Continuaremos apoiando essa expansão, porque acreditamos no poder da educação e da interiorização universitária como peça chave para o desenvolvimento dos nossos municípios”, afirmou o governador.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, comemora os resultados e destaca a importância das conquistas para o fortalecimento da universidade. “Essas notas máximas validam o projeto que a Unitins se propôs a fazer por meio do TO Graduado, com apoio do governador Wanderlei Barbosa. É um reconhecimento do nosso compromisso com a educação de qualidade, com a formação sólida dos nossos alunos e com o desenvolvimento do Tocantins”.

Augusto Rezende pontuou ainda que os critérios do MEC são institucionalizados, com avaliadores bem treinados e capacitados, o que corrobora a credibilidade dos processos avaliativos.

Acadêmicos de TADS durante aula em laboratório no polo de Palmas (Fotos: divulgação)


Recredenciamento

As avaliações do MEC consideram critérios como organização didático-pedagógica, qualificação do corpo docente, infraestrutura, responsabilidade social, gestão institucional e práticas de ensino, pesquisa e extensão.

A pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruíta Czapski, afirmou que os resultados refletem o amadurecimento institucional da Universidade. “É o reconhecimento da dedicação e competência de todos os envolvidos: reitoria, pró-reitorias, coordenações, professores, tutores e técnicos. As notas 5 espelham um projeto pedagógico bem planejado e executado com seriedade”.

O conceito 5 no recredenciamento da EaD reflete a robustez do modelo pedagógico e o alinhamento entre planejamento, gestão acadêmica e infraestrutura. A avaliação analisou 58 indicadores em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.

“A Unitins criou uma metodologia diferenciada para atender os processos de credenciamento EaD, que também foi aplicada nos processos de recredenciamento dos cursos presenciais”, declarou a diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional, professora Arlenes Spada Delabary.

TO Graduado

Implantado em 2023, os cursos do TO Graduado estão distribuídos em 15 municípios do Tocantins: Araguaçu, Arapoema, Campos Lindos, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo e Xambioá somando mais de 2 mil alunos matriculados e cerca de 400 já formados.

Os acadêmicos do projeto têm acesso a bolsas e auxílios acadêmicos. Só no primeiro semestre de 2025 foram ofertadas mais de 60 bolsas para os acadêmicos do TO Graduado.

Outro diferencial do Projeto é o cuidado na quantidade de estudantes atendidos por tutor, pois isso também influencia na qualidade do ensino e desempenho acadêmico, e o envolvimento de toda a comunidade acadêmica nas ações e oportunidades ofertadas internamente na Unitins, como as ações de internacionalização, da Comissão Própria de Avaliação, projetos de extensão e de pesquisas.

Com essas conquistas, a Unitins reafirma seu papel como instituição pública, de qualidade, com forte atuação regional, formação de profissionais qualificados e contribuição direta para o desenvolvimento do Tocantins por meio da educação.

Curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio realiza visita técnica em grande propriedade rural 

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.