UFT, IFTO, Unitins e UFNT farão os próprios vestibulares para seleção dos estudantes.
A UFT, Unitins, UFNT e IFTO não vão aderir ao Sisu 2023/1 do Governo Federal, possibilitando que os alunos ingressem apenas por meio dos vestibulares próprios das unidades.
O Instituto Federal do Tocantins optou por não aderir ao Sistema porque o calendário do SISU é diferente do calendário letivo do IFTO. “Para evitar que a pessoa ingresse em um curso já em andamento, o IFTO optou por oferecer todas as vagas no vestibular realizado pela instituição. Para atender também aos diferentes públicos, o IFTO reserva vagas para cotistas e ações afirmativas, como exemplo estudantes provenientes de escola pública, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, vulneráveis sociais, entre outros grupos”, informou o instituto.
A Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal do Norte do Tocantins suspenderam a adesão ao SISU no semestre de 2022/2 e prorrogou para 2023/1. Para o semestre de 2023/2 a adesão será reavaliada.
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) também segue o calendário acadêmico próprio, aprovado pelos Conselhos Superiores da Universidade (Consepe e Consuni), no qual já estava prevista a realização de vestibular, antes da divulgação do calendário de adesão do SISU.
A decisão vai causar uma baixa no quantitativo de alunos tocantinenses realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Sisu é um programa do Governo Federal criado em 2010 que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior. A seleção acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre.