Antes de pegar a estrada, é fundamental que o veículo passe por uma inspeção, seja feita pelo próprio condutor ou, preferencialmente, em uma oficina mecânica. Deve-se verificar o nível e a qualidade do óleo do motor, assim como os demais fluidos: água do radiador, fluido de freio e líquido do limpador de para-brisa.
Também é importante observar se os pneus estão devidamente calibrados, com sulcos em boas condições e sem bolhas, cortes ou rachaduras. As rodas precisam estar balanceadas, e a direção, alinhada.
Outro ponto de atenção é o sistema elétrico do veículo: é necessário checar a carga da bateria, o estado dos terminais e o funcionamento do painel de instrumentos. Uma dica útil é testar todas as luzes de aviso e verificar a situação do alternador, observando se a luz da bateria no painel se apaga após o desligamento do motor.
Segurança
Todos os itens de segurança devem ser verificados: cinto de segurança, airbags, extintor de incêndio, chave de roda e macaco. Apesar de não obrigatória, é recomendada a aquisição de um kit de primeiros socorros adequado ao número de passageiros do veículo.
O condutor deve portar, obrigatoriamente, sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), ambos acessíveis também via celular, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Para garantir um percurso seguro, o motorista precisa descansar adequadamente antes de dirigir e evitar refeições pesadas. Feita com responsabilidade, uma viagem segura é um compromisso com a vida!