As barreiras entre Android e iOS não serão mais as mesmas. Isso porque agora é possível transferir facilmente fotos e arquivos dos celulares Xiaomi para o iPhone e vice-versa. Lei Jun, CEO da Xiaomi, publicou um vídeo no qual mostra sua nova ferramenta para transferir conteúdo com alguns toques, como se fosse um AirDrop entre o Xiaomi 15 Pro e o iPhone 16 Pro.
“Nosso objetivo é ser o mais compatível possível com o ecossistema da Apple. O futuro da tecnologia deveria ser conectado e colaborativo.”
Esta compatibilidade da Xiaomi não é apenas com o iPhone, mas com todo o ecossistema da Apple. O vídeo acima mostra como o Xiaomi 15 Pro também pode enviar arquivos para um iPad e um MacBook Pro com apenas alguns toques. Além disso, Jun também mostra que o Xiaomi 15 Pro pode exibir o conteúdo de sua tela no MacBook Pro.
Jun não especifica detalhes de como funciona esse “AirDrop” da Xiaomi. No entanto, menciona que por enquanto só está disponível no Xiaomi 15 e Xiaomi 15 Pro, seus flagships atuais. Outra característica interessante é que esses modelos podem abrir arquivos no formato Apple diretamente, sem necessidade de conversão, e exemplifica isso com um arquivo keynote que abre sem problemas.
Segundo Jun, o objetivo da Xiaomi é “ser o mais compatível possível com o ecossistema da Apple”. O executivo explica que esse objetivo nasceu desde que a Apple abandonou os planos de desenvolver um carro elétrico. Com a notícia, a equipe de veículos elétricos da Xiaomi estabeleceu como meta “construir carros compatíveis com os produtos da Apple” .
O motivo dessa ambição é simples: 56% dos proprietários do Xiaomi SU7 são usuários de iPhone, segundo Jun. Ou seja, mais da metade dos usuários do primeiro carro elétrico da Xiaomi usam iPhone em vez de um celular da marca chinesa. É por esta razão que a compatibilidade dos dispositivos Xiaomi e Apple é uma prioridade para a empresa. A compatibilidade vai além do carro e abrange todos os seus ramos de produtos.
Mas como a Xiaomi consegue compatibilidade com os produtos iPhone e Apple? A resposta é simples: com HyperOS 2.0. A nova versão de seu sistema operacional melhora o HyperConnect e adiciona compatibilidade com dispositivos Apple. O HyperConnect é a ferramenta do sistema operacional que gerencia a comunicação entre todos os dispositivos Xiaomi que executam HyperOS.
Desde o seu lançamento, o HyperOS foi apresentado como o sistema operacional que une todo o ecossistema de produtos Xiaomi, daí o seu lema “Humano x Carro x Casa” que confirma a sinergia. No HyperOS 2.0, a Xiaomi leva esta sinergia para o próximo nível e abraça os utilizadores do iPhone e o ecossistema Apple. Tudo faz sentido se levarmos em conta que a atualização do HyperOS 2.0 também chegará ao carro da Xiaomi.
O HyperConnect permite que a Xiaomi se conecte a dispositivos Apple… mas para isso, iPhones, iPads e MacBooks devem instalar o novo aplicativo Xiaomi Internet Service que estará disponível em breve na loja. Esta é a chave que permitirá todas as funções de envio de arquivos, transmissão de tela e visualização de arquivos da suíte iWork nos celulares Xiaomi, conforme explicado pelo Mundo Xiaomi.
Dentre outros recursos estão: conectividade da área de transferência, o que permite copiar facilmente textos ou arquivos para um dispositivo e colá-los em outro; usar um celular Xiaomi como câmera conectada sem fio a um MacBook; e controlar wearables Xiaomi a partir de um iPhone. O aplicativo Xiaomi Internet Service estará disponível na Apple App Store para iOS e iPadOS 14.0 e posterior; macOS 11.0 e posterior; e dispositivos com chip Apple M1 ou posterior; e em breve estará disponível para visionOS 1.0.
A conexão e compatibilidade entre Xiaomi e Apple é uma revolução para o mercado de celulares, que de fato já começou a permear outras fabricantes. Porém, o grande “mas” é que por enquanto o HyperOS 2.0 só está disponível na China. A Xiaomi confirmou que o HyperOS 2.0 será lançado internacionalmente apenas em 2025, e com certeza então teremos novidades dessa compatibilidade entre iPhone e Xiaomi ao redor do mundo.