O evento reúne cerca de 1.500 profissionais que atuam na defesa agropecuária.
Servidores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) que atuam nas mais diversas áreas da defesa sanitária animal e vegetal, participam em Goiânia – GO, da 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, que nesta edição traz como tema: Conectividade na Agropecuária. O evento, que está sendo realizado no Centro de Convenções da capital goiana, teve início nesta terça-feira, 4, e segue até quinta-feira, 6.
O presidente da Adapec, Paulo Lima prestigiou a abertura da Conferência e ressaltou que a participação dos servidores da Agência no evento tem o objetivo de buscar novos conhecimentos e também apresentar os avanços do sistema de defesa do Tocantins.
A Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária é um evento técnico de caráter multidisciplinar e interinstitucional consolidado como importante fórum de discussão da defesa agropecuária, no qual se compartilham conhecimentos e responsabilidades a fim de contribuir com a segurança nacional, principalmente no que diz respeito a normas e procedimentos da agropecuária brasileira.
O objetivo da Conferência é discutir, de forma transversal, às demandas da relacionadas às cadeias produtivas, controles de processos que resultam na oferta de alimentos livres de resíduos e contaminantes; fortalecimento do sistema de vigilância ativa e passiva pela adoção da inteligência quarentenária e princípios epidemiológicos e manejo de pragas, controle de enfermidades e impactos ambientais.
A Conferência possui 25 eixos temáticos que abordam temas como: defesa animal, defesa vegetal, insumos agrícolas, produtos de uso veterinário, inspeção animal, inspeção vegetal, rede laboratorial, educação sanitária, certificação, regulamentação, entre outros.