África em Nós: projeto contemplado em edital estadual realiza palestra sobre cultura afro-brasileira em escola da região sul da capital

Evento será no dia 13 de maio, às 9h na Escola Cívico Militar Professora Maria dos Reis, no Jardim Taquari, com participação do angolano Áires Panda e integra ações da Política Nacional Aldir Blanc.



Está prevista para o dia 13 de maio, a palestra “África em Nós”, projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), em edital lançado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Ministério da Cultura. O evento está marcado para começar às 9h, na Escola Cívico Militar Professora Maria dos Reis, no Jardim Taquari. A iniciativa, que já percorreu cinco escolas de Palmas, tem levado discussões sobre cultura afro-brasileira e combate ao racismo para estudantes da região.

Ministrada pelo angolano Áires Panda, mestre e doutorando, a palestra aborda vivências da África e proporciona um diálogo direto com os alunos. Outros momentos como este ocorreram em quatro datas do mês de abril (08, 15, 22 e 29) e mais um está marcado para o dia 20 de maio.

A diretora do Centro de Ensino Médio Castro Alves, Francirene Silva, destacou a importância da atividade: “Foi um momento de grande aprendizado, uma riqueza de assuntos voltados à Africa como de fato ela é e o que, no nosso caso, a gente só estuda. No entanto, vindo assim explicativo, por meio de um africano, o trabalho fica mais qualitativo”, comentou.

O professor de história Cássio Alexandre também elogiou a iniciativa: “A palestra foi positiva, trabalhou bem a questão do racismo, dessas diferenças culturais, principalmente com a fala de Áires [ministrante da palestra] que trouxe de fato a sua vivência”, disse.

O projeto, vinculado ao edital nº 22/2024 da Secult, busca fortalecer a identidade cultural tocantinense e combater preconceitos e desigualdades raciais. A agenda incluiu outras escolas públicas de Palmas, como a Márcia Barbosa (Santa Fé) e o Colégio Criança Esperança (303 Norte). A ação encerra com uma palestra na Escola Estadual Liberdade, no Aureny III, no dia 20 de maio.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.