Curso tem como objetivo o aprimoramento das estratégias de proteção em ambientes vulneráveis.
Na manhã desta quarta-feira,09, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), por meio da Superintendência do Tocantins (SETO), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO), realizou um encontro com a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) para discutir estratégias de enfrentamento ao extremismo violento. O curso teve como foco principal a resposta policial a “atiradores ativos”, em especial em ambientes escolares, locais que têm sido alvo recorrente desse tipo de ação no Brasil.
A capacitação realizada na Escola Superior da Polícia Civil (Espol), por especialistas da ABIN, destacou as ondas de extremismo violento como uma ameaça crescente em todo o país. Durante a apresentação, enfatizou-se a importância da preparação das forças de segurança para responder a esse tipo de crime. Além disso, foram discutidas medidas preventivas, estratégias de intervenção rápida e a relevância de identificar sinais de radicalização para evitar possíveis ataques.
O delegado de Polícia e diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), Anderson Casé, destacou a importância do diálogo e da parceria entre a PC-TO e a ABIN para o enfrentamento ao extremismo violento. “Essa capacitação é fundamental para aprimorar nossas técnicas e respostas em situações de alto risco. O conhecimento compartilhado aqui fortalece nossa atuação e nos prepara melhor para lidar com esse tipo de ameaça”, afirmou Casé.
O curso foi ministrado pelo Oficial de Inteligência da ABIN, Antônio Montenegro, que reforçou a relevância da capacitação no aprimoramento das estratégias de proteção em ambientes vulneráveis, como as escolas. “O Extremismo Violento em escolas é um dos fenômenos mais horrendos que há. O dano causado pelo autor impacta a vida das pessoas para sempre, tanto pelo terror causado quanto pelas vidas ceifadas. Felizmente, esse trabalho de capacitação e sensibilização realizado pela ABIN com os parceiros, órgãos de segurança pública e a comunidade escolar vem demonstrando avanços na atividade de prevenção e na identificação”, explica.
O encontro promovido pela Agência faz parte de um esforço nacional para capacitar as forças de segurança a reagir de forma eficiente em situações de ameaça iminente. A iniciativa reforça o compromisso da Polícia Civil do Tocantins em atuar de forma integrada com outros órgãos de segurança, visando à proteção da população e à prevenção de tragédias.