Alertas de chuvas intensas vão cobrir todo estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuva que cobrem todo o estado nesta sexta-feira (22). Os avisos seguem valendo pelo menos até o fim da manhã de sábado (23).

O alerta de nível laranja cobre quase todo o território do estado, com exceção das regiões sudeste e leste, que estão cobertas pelo alerta amarelo.

O primeiro aviso significa perigo de chuvas intensas e se estende desde o Bico do Papagaio até a divisa com o estado de Goiás. Segundo o Inmet, podem acontecer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Há risco de corte de energia, raios, alagamentos e queda de galhos de árvores.

O alerta laranja cobre boa parte do Tocantins e aponta perigo de chuva — Foto: Divulgação/Inmet

           Foto: Divulgação/Inmet

 

Já o alerta Amarelo, que significa perigo potencial de chuva, cobre toda região que faz divisa com a Bahia, sudeste da divisa com o Maranhão e um trecho da divisa com Goiás.

As chuvas devem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, os ventos podem ser de até 60 km/h

Ainda segundo o Inmet, há baixo riscos de queda de energia, galhos ou raios na zona de alerta amarelo.

O alerta amarelo cobre as regiões sudeste e leste e aponta chuvas pontecias — Foto: Divulgação/Inmet

              Foto: Divulgação/Inmet

 

Previsão do Tempo

 

Com esse alertas, o clima chuvoso deve ser manter durante o sábado

  • Augustinópolis: A temperatura na cidade no Bico do Papagaio deve se manter entre 23° C e 29° C. A umidade deve ficar entre 80% e 100%, o céu deve se manter com muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
  • Palmas: A temperatura na capital deve ficar entre 24° C e 30°C. A umidade do ar deve ser entre 55% e 95%. Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
  • Aurora do Tocantins: O clima da cidade que fica no sul do estado e faz fronteira com a Bahia deve ficar entre 22°C e 28°C e a umidade deve ser entre 70% e 100%. O céu deve ter nuvens com pancadas de chuvas isoladas.

 

Confira as orientações da Energisa sobre o que não se pode fazer durante tempestades:

  • Evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras, que estejam ligados à eletricidade.
  • Se estiver dentro de um carro durante uma tempestade, permaneça no veículo, pois oferece excelente proteção contra raios.
  • Evite tomar banho durante tempestades, pois há risco de choque elétrico em caso de raios na rede elétrica.
  • Desconecte todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas.
  • Durante uma tempestade, ao utilizar telefone fixo ou celular enquanto estiver carregando, um raio pode atingir as linhas de energia e telefonia na rua, causando sobrecarga na rede. Desligue o aparelho para evitar choques.
  • Evite locais abertos e superfícies planas, como campos de futebol, piscinas, rios ou mares. Se o seu corpo estiver no ponto mais alto da superfície, pode atrair um raio e sofrer uma descarga. Procure abrigo em um local seguro, mas não se esconda debaixo de árvores.
  • Não manipule equipamentos conectados à tomada, antena ou rede telefônica.
  • Em caso de fios elétricos partidos ou caídos na rua, mantenha distância.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.