Celebração das Romarias do Senhor do Bonfim em Natividade e Tabocão tem início e contam com apoio do Governo do Tocantins

Eventos religiosos reúnem fé e tradição secular e fortalecem a cadeia do turismo religioso.

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), teve início  na terça-feira, 8, estendendo-se até o dia 17 de agosto, na cidade de Natividade, a 273 km de Palmas, a Romaria do Senhor Bonfim. Todos os anos o evento de maior representatividade religiosa tocantinense reúne fé e tradição secular no Estado.

Durante o evento em Natividade, os romeiros saem a pé do município de Natividade até ao povoado do Bonfim. Um percurso de 23km onde os fiéis fazem suas orações, agradecendo e fazendo seus pedidos. A programação conta com missas, novenas, caminhadas, procissões, terços, dentre outros.

 

Crescimento

As romarias vem a cada ano fortalecendo a cadeia do turismo religioso e cultural, atraindo milhares de visitantes movidos pela fé e gratidão pelas graças alcançadas.
De acordo com o Reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, Padre Leomar Sousa da Silva, em 2023 a Policia Militar estimou um público entre 90 e 100 mil pessoas entre os dias 10 e 17 de agosto de 2023.
“Este ano, além da procura pelos espaços começarem mais cedo, fomos surpreendidos com um volume maior de solicitações”, observou o reitor do santuário.

Com um olhar atento às movimentações turísticas religiosas, o gestor da Secretaria de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, destaca que os principais  festejos religiosos, principalmente, os que ocorrem no mês de agosto, vem a cada ano ganhando grandes proporções, afirmando a identidade histórica e cultural do Estado em todo o país.
“Nesse sentido, o governador Wanderlei Barbosa, tem reconhecendo a importância desses eventos, incentivando e apoiando a realização dessas tradições, a fim de fortalecer não só a fé, mas também manter vivas essas celebrações”, afirmou o secretário da Setur.

 

Natividade

A tradição da Romaria do Bonfim teve início no ano de 1750, a partir de uma imagem de Cristo Crucificado, encontrada por um vaqueiro em um tronco, na zona rural de Natividade, na região do povoado Bonfim. O sertanejo então levou a imagem para sua casa e no dia seguinte, ela teria desaparecido misteriosamente, ressurgindo no mesmo lugar em que fora encontrada no dia anterior.

O retorno misterioso de Jesus Cristo crucificado representou para muitos uma espécie de milagre. A partir disso, a comunidade passou a considerar a imagem sagrada e ergueu um santuário no mesmo local onde foi encontrada, construindo a primeira capela no povoado ainda em 1750. A fé reforçada pela figura recém-chegada no município de Natividade, atraiu devotos de todas as regiões do Tocantins, construindo nas redondezas do local um pequeno povoado, que carrega até hoje o nome de seu fundador: “Bonfim”.

 

Tabocão

No município de Tabocão, na margem da Rodovia BR-153, a Belém-Brasília, a 158 km da capital, além do festejo da 45ª Romaria do Senhor do Bonfim, que iniciou no dia 6 de agosto e prossegue até o dia 15 de agosto, também ocorrem a 14ª ExpoTabocão,  missas, procissão, cavalgadas, e uma vasta programação cultural, dentre outros.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.