Dunas do Jalapão fica sem previsão de reabertura após incêndios

Um dos principais pontos turísticos do Tocantins fica ‘sem previsão de reabertura’ após incêndios.

Visitantes são impedidos de acessar atrativo e órgão ambiental analisa denúncias de incêndio criminoso. Não há previsão de reabertura.

O atrativo das Dunas do Parque Estadual do Jalapão ficará fechado por tempo indeterminado por conta dos incêndios florestais que atingem a região. Visitantes estão sendo impedidos de acessar o local, que é um dos principais pontos turísticos do Tocantins.

Incêndios na região das Dunas do Jalapão fizeram atrativo ser fechado — Foto: Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera

“Vim de longe, vim do Rio de Janeiro, mas infelizmente dessa vez a gente não vai conseguir conhecer as Dunas que a gente tanto queria” , lamenta a nutricionista Thauana Senna.

 

A medida teve início na quarta-feira (4) e visa garantir a segurança dos visitantes durante o combate ao fogo. A queimada na vegetação da Serra do Espírito Santo foi o motivo principal para a suspensão de visitas nas Dunas, conforme o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) – órgão ambiental responsável pelo atrativo. Não há previsão de reabertura.

Uma força-tarefa foi mobilizada para intensificar o combate às chamas. A Lagoa da Serra, em Rio da Conceição, também sofre com as queimadas e turistas tiveram que sair de lá às pressas. O local fica dentro do complexo das Serras Gerais e é considerado um portal para o Jalapão.

Visitantes são impedidos de entrar em Dunas do Parque do Jalapão por causa do incêndio florestal na região — Foto: Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera

Uma equipe de fiscalização tem levantado informações, por meio de denúncias recebidas, para determinar a causa do incêndio. Segundo o Naturatins, caso seja identificada a hipótese de ato criminoso, o incidente será encaminhado às autoridades competentes para as devidas providências.

O Jalapão atrai pessoas de todos os lugares do mundo. Em julho deste ano, cerca de 8,5 mil pessoas visitaram as Dunas do Jalapão, sendo que 97% foram brasileiros e 3% estrangeiros. Além das Dunas, a região também conta com outros pontos turísticos como os fervedouros, Cachoeira do Formiga, Pedra Furada, Serra da Catedral e Árvore dos Desejos.

Dunas do Jalapão — Foto: Ascom Adetuc/Governo do Tocantins

Pior seca e mais focos de incêndios

Tocantins está entre os 16 estados que enfrentam, neste ano, a pior estiagem no período de maio a agosto desde 1980. As informações são do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais, que é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Vários incêndios de grandes proporções vêm sendo registrados no estado entre o fim de agosto e início de setembro. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os números de focos de queimadas em agosto no Tocantins mais que dobraram em relação ao ano passado. De janeiro até dia 4 de setembro o Tocantins somou 9.684 focos de queimada em todo estado.

Além do fogo, o estado também sofre com a seca de lagos na Ilha do Bananal. Por causa do período de estiagem, peixes estão morrendo e uma força-tarefa foi feita para resgatar os peixes que ainda não morreram. A maioria é pirarucu e por causa da falta de água adequada, agonizavam em poças tentando sobreviver.

Lamaçal abrigava peixes que resistiam ao calor — Foto: Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.