Geração de Mídias, Preparação e Verificação das Urnas Eletrônicas segue até dia 19, no cartório da 29ª Zona Eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deu início nesta manhã de quarta-feira, 16, às Cerimônias Públicas de Geração de Mídias, Preparação e Verificação das Urnas Eletrônicas que fazem parte do processo de realização do segundo turno. A ação, que segue até dia 19, ocorreu no cartório da 29ª Zona Eleitoral, em Palmas, e contou com a condução do juiz eleitoral, Gil de Araújo Corrêa.
“Temos a responsabilidade, compreendendo todos os servidores e colaboradores da 29ª Zona Eleitoral, para proporcionar que os eleitores cheguem às respectivas zonas e exerçam o direito de escolher por meio da urna eletrônica seu representante de forma segura e com total confiança no processo”, afirmou o magistrado, Gil de Araújo.
Cerimônias Pública
As Cerimônias Públicas de Geração de Mídias, Preparação e Verificação das Urnas Eletrônicas consiste em gerar as mídias de segundo turno que serão utilizadas nas urnas eletrônicas para realizar a segunda etapa do pleito eleitoral. Após a geração dessas mídias, é realizada a preparação das urnas, em um processo de transição do primeiro turno para o segundo, ao inserir as mídias nos aparelhos eletrônicos de votação. Em todo o processo são realizadas verificações dos sistemas.
A abertura do evento contou também com a participação do secretário de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-TO, Valdenir Borges Júnior, da chefe de cartório da 29ªZE, Ana Cecília Catapan, e do promotor eleitoral, Adriano Neves.
O secretário de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-TO, Valdenir Borges Júnior, destacou que o momento é de preparação, verificação, demonstração da integridade e segurança das urnas eletrônicas. “É mais um momento aberto para a sociedade, para demonstrar como é feita essa geração dessas mídias em computadores que estão preparados para isso, e que serão autorizados agora. Ao gerar essas mídias, e inserir nas urnas eletrônicas, fazer toda essa verificação e lacrá-las. E ainda assim, nós faremos novamente a verificação e demonstrar que elas estão com os sistemas oficiais”, afirmou o secretário.
Confira mais detalhes: