Um novo boletim médico sobre o estado de saúde do Papa Francisco foi divulgado na manhã deste sábado (01). Internado há pouco mais de duas semanas por uma pneumonia bilateral, o pontífice teve um rápido agravamento do quadro respiratório no dia anterior.
Em um breve comunicado, a Santa Sé revelou que Francisco teve uma noite tranquila e está descansando. É esperado que um novo boletim médico seja divulgado até a noite deste sábado (01).
Segundo fontes do Vaticano, cujas informações foram reportadas pelo jornal Folha de São Paulo, Francisco não teve novas crises respiratórias. Após acordar, ele tomou café da manhã e leu os jornais. Consciente e colaborando com o trabalho dos médicos, são infundados os boatos de que o pontífice está intubado.
Francisco teve uma crise isolada de broncoespasmo. No início da tarde da sexta-feira (28), o papa teve um episódio de vômito com inalação, o que causou o rápido agravamento do quadro respiratório. Ele iniciou uma ventilação mecânica não invasiva e respondeu bem à troca de gases.
O broncoespasmo é o estreitamento da luz bronquial como consequência da contração da musculatura dos brônquios. O quadro leva a uma dificuldade aguda de respirar. No caso do Papa Francisco, logo em seguida, ocorreu um episódio de broncoaspiração em decorrência do vômito.